PUBLICIDADE

vc repórter: festa Pomerana começa com desfile e competições

16 jan 2010 - 12h57
(atualizado às 13h36)
Compartilhar

No início da noite desta sexta-feira, a figura do Festibitter, que representa os antigos mensageiros reais, voltou às ruas de Pomerode (SC) convidando os moradores a celebrar. Era sinal de que a 27ª edição da Festa Pomerana começava.

A Festa Pomerana celebra a tradição dos imigrantes alemães
A Festa Pomerana celebra a tradição dos imigrantes alemães
Foto: Jaime Batista da Silva / vc repórter

Somente na primeira noite, mais de 3 mil pessoas foram ao Parque Municipal de Eventos. Os números iniciais já impressionam: foram consumidos 4.592 litros de chopp, que totalizam 11 mil copos da bebida.

Durante dez dias, conta o secretário de Turismo de Pomerode, Claudio Marcos Krueger, a cidade espera receber 80 mil pessoas, mais de três vezes a população da cidade, com o objetivo de preservar a cultura alemã em uma festa onde não falta comida, dança, música e chopp.

Os convidados podem participar de concursos culinários, como competidores ou jurados, e de jogos inspirados na atividade dos imigrantes alemães. Competições como Schneidermüller, em que a dupla deve serrar uma tora no menor tempo possível; Holzhacker, em que o competidor precisa cortar um tronco de madeira com um machado e Fischerstechen, ou "fisgar o pescador", em que dois competidores usam um bastão a bordo de uma canoa para derrubar o adversário na água, fazem da festa uma gincana.

"Todas as competições trazem o resgate e a preservação da cultura alemã que é o principal objetivo da Festa Pomerana", diz Krueger. Com o idioma alemão preservado por 80% da população, Pomerode é considerada a cidade mais alemã do Brasil.

Também aberta a todos os convidados maiores de 18 anos, a competição do Chopp em metro tem motivo para ser uma das mais procuradas: o competidor precisa beber 600 ml de chopp diretamente da tulipa, sem derramar a bebida. As eliminatórias são realizadas diariamente, e, no último dia de festa, há a final das provas, com premiação.

Os moradores e visitantes podem ver o desfile que acontece de segunda a sexta-feira, às 19h. Aos sábados, a saída é feita uma hora mais cedo, às 18h, e aos domingos, às 9h30.

Neste sábado, o Fackelzug, o desfile de Tochas, ilumina o pátio do Parque de Eventos ao anoitecer. A atração especial acontece também no dia 18, 21 e 23.

Os ingressos para a festa variam de R$ 5 (domingo a quinta-feira) a R$ 12 (sexta-feira e sábado).

O internauta Jaime Batista da Silva, de Blumenau (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade