PUBLICIDADE

vc repórter: monitores são jogados em terreno do Rio

4 jan 2010 - 21h04
Compartilhar

Diversos monitores de computador foram lançados em um terreno do Jardim Sulacap, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro (RJ). Segundo Angellyca Ramos, que flagrou o lixo eletrônico na última quarta-feira, 30 de dezembro, o ato configura "uma verdadeira falta de respeito".

O terreno com os monitores está localizado na rua Teodoro Sampaio, no Jardim Sulacap
O terreno com os monitores está localizado na rua Teodoro Sampaio, no Jardim Sulacap
Foto: Angellyca Ramos / vc repórter

O terreno está localizado na Rua Teodoro Sampaio, próximo ao número 335, conta Angellyca. "Fica aqui o alerta para que as autoridades competentes tomem as providências necessárias", diz ela.

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) informou, às 12h desta segunda-feira, que os monitores já haviam sido retirados do local. A Comlurb acrescenta ainda que faz regularmente a coleta de lixo às terças-feiras, quintas-feiras e sábados.

De acordo com a empresa, a resolução 263 do Conselho Nacional do Meio Ambiente afirma que produtos eletrônicos devem ser devolvidos diretamente aos fabricantes, ou aos lojistas onde a compra foi realizada, e que a multa para quem despeja eletrônicos no meio ambiente é de R$ 800.

Em São Paulo (SP), no último mês de dezembro, a Universidade de São Paulo (USP) colocou em funcionamento o Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática (Cedir). O local separa todos os componentes dos equipamentos e encaminha o material para empresas especializadas.

A internauta Angellyca Ramos, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade