PUBLICIDADE

SP: restauração de cidade atingida será cara e demorada

4 jan 2010 - 14h36
(atualizado às 15h14)
Compartilhar

A recuperação do patrimônio histórico de São Luiz do Paraitinga, no Vale do Paraíba, em São Paulo, deverá implicar em um investimento alto e o tempo para a restauração deverá ser superior a dois anos. Segundo Nestor Goulart Reis, professor de História da Arquitetura da USP, a recuperação do patrimônio histórico do município poderá ser feita apenas parcialmente. "Só se pode fazer uma parte da restauração, o restante seria uma reconstrução simples. Vai contra os princípios dos restauradores fazer mutações, reconstruções simples. É claramente definido a reconstituição do que for possível", afirmou.

A água cobriu as casas em São Luiz do Paraitinga
A água cobriu as casas em São Luiz do Paraitinga
Foto: Lucas Lacaz Ruiz / Futura Press

A chuva que atinge a cidade desde a última sexta-feira deixou pelo menos 2 mil famílias desabrigadas e 200 desalojadas. A cidade, conhecida por possuir um rico centro histórico, está praticamente submersa.

De acordo com Goulart Reis, a enchente trouxe um prejuízo enorme para a história, por se tratarem de prédios com projetos arquitetônicos do século XVIII. "Naquela época eles tinham regras urbanísticas rigorosas, que obrigavam os edifícios nos locais principais a seguirem os mesmos padrões, formando com isso, um dos mais importantes conjutos urbanísticos da arquitetura do Brasil", disse.

Em visita à cidade na tarde de domingo, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), afirmou que o governo do Estado irá ajudar na reconstrução do centro histórico do município.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade