PUBLICIDADE

"Metade da população não tem casa", diz prefeita de cidade de SP

3 jan 2010 - 13h35
(atualizado às 16h30)
Compartilhar

Uma das cidades mais atingidas pelas chuvas que castigam o Estado de São Paulo, São Luiz do Paraitinga tem metade da população de quase 11 mil habitantes desabrigada. A informação foi passada pela prefeita da cidade, Ana Lúcia Bilard Sicherle (PSDB-SP), em entrevista à rádio BandNews.

Apesar do grande número de desabrigados, não há mortos e nem informações de desaparecidos. De acordo com a prefeita, a maior preocupação está em um bairro atingido por um deslizamento. A Defesa Civil de São Paulo já trabalha em busca de possíveis vítimas.

De acordo com Ana Lúcia, o nível do rio Paraitinga, que corta a cidade, subiu até 20 metros e isolou a cidade. Grande parte do patrimônio histórico da cidade ficou completamente destruída. A igreja Matriz São Luiz de Tolosa, erguida no século 19 e decorada com afrescos, vitrais e altares em mármore, ficou completamente destruída.

Durante a entrevista, a prefeita pediu a ajuda daqueles que conhecem a cidade. "Estamos precisando de água, de alimento", disse. "Quem puder venha nos ajudar". A prefeita acredita que serviços essenciais, como energia elétrica, só devem voltar em 15 dias. "Enviem velas para que a população possa ter luz nesses dias", disse Ana Lúcia.

Localizada no Vale do Paraíba, São Luiz do Paraitinga fica a 170 quilômetros da capital paulista. Ela é conhecida pelo seu conjunto arquitetônico e tem 90 prédios tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT).

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade