Notícias » Brasil » Brasil

 PMs bilíngues auxiliam turistas no Réveillon da Paulista
31 de dezembro de 2009 19h47 atualizado às 21h00

O soldado Kurotaki usa seus conhecimentos em japonês para auxiliar turistas em São Paulo. Foto: Raphael Falavigna/Terra

O soldado Kurotaki usa seus conhecimentos em japonês para auxiliar turistas em São Paulo
Foto: Raphael Falavigna/Terra

Hermano Freitas
Direto de São Paulo

Soldados da Polícia Militar de São Paulo servirão de intérpretes aos estrangeiros que não falam português na festa da Virada. Em quatro, eles circulam pela avenida Paulista com distintivos que mostram os respectivos idiomas que dominam. O serviço é voluntário e oferecido em grandes eventos como o Réveillon e o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1.

O soldado Rui Carlos Galdino, 35 anos, é fluente em inglês e russo. Um dos turistas que auxiliou uma vez era um indiano que havia sido furtado e falava apenas o seu idioma e um pouco de inglês. Na maioria das vezes, a ocorrência é de furto ou roubo e os intérpretes auxiliam em depoimentos.

O soldado Fabio Hideki Kurotaki, 31 anos, domina o idioma dos seus antepassados para dar informações a japoneses. Ele afirma que nunca precisou salvar os orientais de nenhuma situação extrema. "Japonês raramente se mete em roubada", disse.

Redação Terra