PUBLICIDADE

Capital paulista tem 59% de chuva acima do normal em dezembro

28 dez 2009 - 15h48
(atualizado às 15h49)
Compartilhar

A capital paulista já acumula 323 milímetros de chuva no mês de dezembro, valor 59% acima do normal. A média fica em torno de 202 milímetros. A última vez que choveu mais de 300 milímetros em dezembro foi em 2006. Entre a noite de ontem e madrugada desta segunda-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 40,3 milímetros na região do Mirante de Santana, na zona norte.

Na escala anual, a média de chuva de dezembro é a terceira maior da cidade de São Paulo, perdendo somente para janeiro e fevereiro. A quantidade de chuva que já caiu sobre a cidade este mês é maior do que média de janeiro, que é de aproximadamente 254 milímetros.

Em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, choveu 44 milímetros entre a noite de domingo e a manhã desta segunda-feira. A região de Taubaté e de Sorocaba acumularam cerca de 27 milímetros entre as 10h de ontem e às 10h de hoje.

Minas Gerais
Em Belo Horizonte, a chuva em dezembro também está acima do normal. Com o grande acumulado das últimas 24 horas, a capital mineira já recebeu cerca de 450 milímetros de chuva em dezembro, 41% a mais do que a média que é de 319 milímetros.

O Instituto Nacional de Meteorologia verificou o acúmulo de 64,2 milímetros entre as 10h de domingo e às 10h desta segunda-feira. Porém, quase toda a chuva caiu após as 22h de ontem.

Muitas localidades do sul de Minas Gerais e da zona da mata mineira também tiveram chuva volumosa de ontem para hoje. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, choveu 55 milímetros em Juiz de Fora, onde o total de chuva acumulado em dezembro é de 420 milímetros. Este valor supera a média do mês que é de 327 milímetros. Em Lavras, no sul mineiro, choveu 50 milímetros. O total acumulado no mês atingiu a média que fica em torno de 296 milímetros.

Previsão

São Paulo e Belo Horizonte ainda devem ter muitos problemas por conta da chuva até o último dia do ano, segundo a Climatempo. Na próxima quarta-feira, dia 30, a chegada de outra frente fria ao litoral paulista deverá aumentar o risco de temporais na capital paulista. A chuva não deverá dar trégua no dia 31.

Em Belo Horizonte, a situação é semelhante. A nova frente fria também deverá aumentar a chance de chuvas intensas, especialmente no dia 31 de dezembro.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade