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Trem de alta velocidade entre RJ e SP deve operar em 2015

12 dez 2009 - 04h43
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A implantação do Trem de Alta Velocidade entre Rio e São Paulo, parte do Projeto de Aceleração do Crescimento (PAC), está orçada em R$ 34,6 bilhões e tem previsão de operacionalidade para 2015. Daqui a um mês, o governo federal realizará cinco audiências públicas para que as populações fluminense e paulista deem sugestões sobre o TAV ¿ Trem de Alta Velocidade. Em fevereiro será publicado o edital da obra, cujo resultado, depois de conhecidas as propostas das empresas interessadas, será conhecido até o fim de maio. O trem fará a ligação Rio de Janeiro-São Paulo. A principal dúvida até agora é esta: em que município do Sul Fluminense haverá uma estação que permitirá a parada do trem de alta velocidade na região? Volta Redonda e Barra Mansa mantém entendimentos, há cerca de um ano, com o ministério dos Transportes, reivindicando a estação.

A consulta pública vai durar um mês, para que as pessoas tenham tempo suficiente para examinar os documentos. O que o governo federal pretende na licitação é escolher a empresa que cobrará a tarifa menor aos passageiros e que ofereça a transferência de tecnologia. A empresa ou consórcio com a melhor proposta será responsável pela construção e terá a concessão do serviço pelo período de 40 anos. O cronograma de licitação do TAV, divulgado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), prevê audiências públicas nas cidades de Volta Redonda, Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas e São José dos Campos.

Representantes da ANTT visitaram as cidades candidatas a sede de uma estação do trem-bala para apresentar os prós e contras da construção da estação. Em Volta Redonda, eles deram a notícia de que Rio, São Paulo e Campinas abrigarão os pontos de parada do trem. Em Barra Mansa, autoridades e populares ouviram a informação de que, embora o edital estabeleça a cidade, a confirmação dependerá da empresa que vencer a concorrência.

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