PUBLICIDADE

Política

Presidente do Peru aposta em 3º mandato de Lula em 2014

11 dez 2009 - 20h03
Compartilhar

O presidente do Peru, Alan García, elogiou nesta sexta-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e disse confiar na possibilidade de que o brasileiro retorne ao cargo a partir de 2014. Lula está em Lima para uma visita de 24 horas. As informações são da agência Ansa

"Embora não leve a sério, digo a você que em 2014 continuará o trabalho que agora tem feito como presidente, porque estou certo de que o povo brasileiro mais uma vez o escolherá", disse o peruano.

Lula se reuniu com García para repassar os principais tópicos da agenda bilateral e assinar uma série de acordos, entre eles um que cria uma zona de integração na região da Amazônia, entre os Estados Acre e de Rondônia e as áreas peruanas de Madre de Dios, Puno e Cusco.

Também estiveram na pauta da viagem questões relacionadas à integração energética e ao corredor interoceânico que ligará portos situados no Brasil e no Peru, além de investimentos que serão feitos pela Petrobras no País.

O presidente da empresa, José Sergio Gabrielli, anunciou ontem que há a disposição para investir cerca de US$ 1 bilhão até 2013 na prospecção e exploração de petróleo e gás no Peru.

Para Alan García, os convênios firmados nesta sexta-feira vão colaborar para incrementar as relações mantidas pelos dois países com respeito à integração fronteiriça e às áreas energética, comercial e de infraestrutura.

"Cada um destes temas resultará em benefícios para nossos povos", afirmou ele, que se referiu a Lula como "um bom peregrino" da integração e um "paradigma" da luta em prol da tolerância social e da igualdade entre os povos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade