PUBLICIDADE

Por bicicleta, 300 Papais Noeis participam de maratona em SP

11 dez 2009 - 09h45
(atualizado às 09h48)
Compartilhar
Chico Siqueira
Direto de Araçatuba

A prefeitura de Catanduva, no interior de São Paulo, promove pelo terceiro ano consecutivo a Maratona do Papai Noel. Durante o evento, 300 voluntários vestidos de Papai Noel pedalam pelas ruas da cidade para distribuir balas a crianças e divulgar o comércio local. Ao fim do evento, os participantes ganham a roupa e a bicicleta.

Os voluntários precisam terminar uma maratona ciclística de sete dias pelas ruas atraindo a população para as compras. Quem concluir o percurso ganha a roupa e a bicicleta e ainda concorre a brindes após o evento.

Na maioria dos casos, os voluntários são pessoas que precisam da bicicleta para trabalhar ou não tem dinheiro para comprar uma para os filhos. Mas há muitos casos de Noeis que usam a maratona para ajudar os outros. O aposentado José Dalto, 65 anos, é um deles. Será a terceira vez que ele participa da maratona e, como das outras duas vezes, pretende terminar o percurso para doar a bicicleta para uma família carente. "Tenho o ciclismo como um esporte e, além de fazer exercício, consigo fazer feliz uma pessoa que não conseguiria pedalar todo o percurso", afirmou.

Mas para Faber da Silva, que também participa pela terceira vez, a bicicleta completará a alegria da família. "Nas duas anteriores, dei uma bicicleta para cada filho, agora ficou faltando um, que levará esta aqui", afirmou. "Mas não é apenas isso. A satisfação que a gente sente fazendo as crianças felizes é imensa", disse.

A maratona, que foi aberta na última segunda-feira, continua na noite desta sexta e dos dias 14, 16 e 21, sempre com início às 20h. A cada noite, os voluntários pedalam em um percurso diferente pela cidade, por cerca de 1h30. No dia 21, ao final, as bicicletas serão entregues, numa festa na praça da cidade, quando também serão sorteados brindes doados pelos comerciantes.

Para os comerciantes, a maratona é certeza de vendas. "Quem vem para o centro ver a maratona, acaba comprando no comércio. Entre essas pessoas há muitas de cidades vizinhas, que gastam no nosso comércio", disse Maria Cecília Stuchi, 53 anos, dona de uma loja de presentes no centro da cidade. Segundo ela, a maratona ajudará sua loja a vender 40% mais neste Natal em comparação com o ano passado. "Além da maratona, temos outras promoções que sempre ajudam a alavancar as vendas", afirmou. De acordo com a comerciante, sua loja ajudou com a campanha de Natal doando brindes para a prefeitura.

Boa ação

"Nossa intenção é fazer uma boa ação, que possa ser útil para as pessoas, que possa ajudar carentes, aumentar as vendas e divertir nossa população no fim de ano", diz Eloá Macchione, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Catanduva, que organiza a maratona.

Segundo ela, para realizar o evento, o município não tem muitas despesas. "Todas as bicicletas chegam ao município por meio de doações da população e de alguns comerciantes, que acham a ação interessante e participam. As roupas são confeccionadas no Fundo Social. Existe apenas o gasto com a compra de tecidos e mão de obra das costureiras, o que gira em torno de R$ 20 mil", diz.

Além da maratona, a prefeitura de Catanduva promove outras ações de Natal, como a distribuição de cinco mil brinquedos para crianças do ensino infantil das escolas municipais, a entrega de 1,2 mil cestas de Natal para famílias carentes e apresentações de coral no centro comercial.

Cerca de 300 voluntários pedalaram pelas ruas de Catanduva
Cerca de 300 voluntários pedalaram pelas ruas de Catanduva
Foto: Chico Siqueira / Especial para Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade