Homem tenta empurrar carro em rua alagada, na cidade de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul
Foto: Daniel Badra/Jornal a Plateia/Especial para Terra
Dados da Defesa Civil indicam que pelo menos mil pessoas estão desabrigadas e 6 mil desalojadas no Rio Grande do Sul por causa dos temporais que atingem o Estado desde a última quinta-feira. Segundo o coronel João Prates, subchefe da corporação, 30 cidades decretaram situação de emergência nos últimos dias, mas o número deve passar de 40.
De acordo com o coronel, as cidades que mais sofrem com as chuvas nesta segunda-feira são Camaquã, Canguçu, Rosário do Sul, Dom Pedrito, Quaraí, São Borja e municípios próximos. Desde a quinta-feira, a Defesa Civil registrou sete mortes por causa dos temporais.
Prates afirma também que, neste ano, 429 cidades chegaram a decretar situação de emergência por causa de temporais no Estado. Somente em Rosário do Sul, 421 residências ficaram danificadas, deixando 180 pessoas desabrigadas e 1,5 mil desalojadas. A prefeitura municipal também registrou danos em estradas, redes de água e energia elétrica.
Já na cidade de Camaquã, as chuvas deixaram 350 pessoas isoladas. O Helicóptero da Brigada Militar realizou a entrega de donativos. Já em Santa Rosa, foram contabilizadas 100 casas danificadas, deixando 800 pessoas desalojadas e 300 desabrigadas.
Em Imbé, no litoral norte, os temporais deixaram 500 casas danificadas. Além disso, o vento destelhou quatro escolas públicas municipais e um ginásio de esportes. Ao total, o município conta com 1,4 mil desalojados e 120 desabrigados. Em Dom Pedro de Alcântara, o saldo é de 300 residências danificadas e 300 pessoas desalojadas.
Falta de eletricidade atinge 9,9 mil pontos
Dados das distribuidoras de energia elétrica indicam que 9,9 mil clientes estavam sem eletricidade às 12h30 desta segunda-feira no Rio Grande do Sul. Na quinta-feira, segundo as concessionárias, 611 mil pontos de abastecimento chegaram a ficar sem luz por causa da chuva e do vento.
- Redação Terra





Assista agora »
Assista agora »

