PUBLICIDADE

Política

PT do Paraná está virando pó, diz candidato a diretório

22 nov 2009 - 19h45
(atualizado às 19h48)
Compartilhar
Roger Pereira
Direto de Curitiba

A disputa pelo diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) no Paraná é uma prévia da posição do partido em relação a eleição estadual do ano que vem. Quatro candidatos buscam a liderança do PT no Estado, um deles alinhado com a ideia de compor uma chapa com PMDB e PDT, outros três, defendendo candidatura própria para o governo paranaense.

"O PT do Paraná está virando pó por conta dessa política de se ajoelhar para coligações. O PT quer a correção dos índices de produtividade da terra e o candidato dele no Paraná é contra? Precisamos de um candidato próprio, e de verdade", afirmou o candidato Alfeu Capellari.

O secretário estadual de Planejamento, Ênio Verri, candidato apoiado pela atual presidente estadual do partido, Gleisi Hoffmann, e pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, articula apoio do PT à candidatura do senador Osmar Dias (PDT) ao governo do Estado em 2010.

"O que está se debatendo e será resultado deste PED (processo de eleição interna) são ideias de concepções partidárias, onde a possibilidade de aliança é um dos temas", disse Verri.

Além de Verri e Capellari, disputam o diretório o deputado estadual Tadeu Veneri e o historiador Marcio Pessati. Juntos a Capellari, estes últimos dois assinaram manifesto pela candidatura própria. Para o grupo, somente um nome do PT para disputa do governo no Estado poderia envolver a militância e mobilizar o partido para a candidatura da ministra Dilma Rousseff à presidência da República.

"Quem vai fazer a campanha da Dilma serão os militantes petistas. Que sairão às ruas mais entusiasmados para defender um candidato que realmente os represente", disse Veneri.

Como parte dos planos do grupo, a secretária estadual de Ciência e Tecnologia, Lygia Pupatto, e o ex-prefeito de Londrina, Nedson Michelleti, já se apresentaram como pré-candidatos do partido ao governo do Estado.

Sessenta e cinco mil filiados puderam votar para eleger o novo diretório estadual do partido. Até as 19h deste domingo, o diretório estadual do PT ainda não tinha nenhum balanço do número de votantes, que deve ser divulgado por volta das 22h.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade