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Para governo, falha de execução causou acidente no Rodoanel

15 nov 2009 - 10h06
(atualizado às 11h29)
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O acidente no trecho sul do Rodoanel, em São Paulo, foi causado por uma falha na execução e não na elaboração do projeto da obra, segundo o governo paulista. A informação é da edição deste domingo do jornal O Estado de S. Paulo.

O caso ocorreu na noite da última sexta-feira, quando três vigas do viaduto em construção Mário Covas desabaram sobre o km 279 da Rodovia Régis Bittencourt (BR-116). A queda deixou três veículos destruídos e três pessoas feridas.

Conforme a públicação, com a probabilidade de um erro durante a execução, as hipóteses a serem analisadas pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e pelo Instituto do Criminalística devem concentrar-se nos trabalhos do consórcio Rodoanel Sul-5 Engenharia Ltda., formado pelas empreiteiras OAS, Mendes Júnior e Carioca.

A empresa estatal Desenvolvimento Rodoviário SA (Dersa) foi a responsável pela elaboração do projeto para o Rodoanel, executado em cinco lotes por diferente consórcios. De acordo com o jormal, no caso do lote 5, houve mudanças na execução das obras em relação ao que estava previsto no projeto básico.

Contudo, o governo não aponta culpados. ¿O erro foi na execução do projeto. Mas ainda é prematuro apontar causas", afirmou o engenheiro Paulo Vieira de Souza, diretor de Engenharia da Dersa, ao Estado de S. Paulo.

Entre os possíveis erros ocorridos nas obras, o governo apontou neste sábado suspeitas de falha na fixação, no transporte e na própria estrutura das vigas - o que inclui a qualidade do material usado para fazê-las, segundo o jornal. O secretário de Estado de Transportes, Mauro Arce, afastou a hipótese de que ventos fortes ou deslocamento de ar tenham causado o acidente.

Para o secretário, pode ter ocorrido um encurvamento na viga, em decorrência da má qualidade do material ou de rachaduras orindas do transporte. Na opinião dele, as vigas podem ainda ter desabado por erros de fixação no viaduto.

Obras paralisadas por 15 dias

As obras de construção do Rodoanel serão paralisadas por 15 dias para que o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) possa elaborar um laudo sobre o acidente, segundo a empresa de Desenvolvimento Rodoviário (Dersa). No entanto, conforme a empresa, a interrupção não vai atrapalhar o cronograma das obras do Rodoanel, previsto para ser entregue em 27 de março do próximo ano.

O lançamento de quatro das dez vigas programadas para o trecho foi realizado no início desta semana. Na tarde de sexta-feira, a Autopista Régis Bittencourt havia comunicado o bloqueio total do trecho neste fim de semana para a instalação de mais vigas.

O Rodoanel Mário Covas (SP-021) é um anel viário em construção em torno da Grande São Paulo. O objetivo do projeto é interligar as rodovias que chegam à capital paulista para aliviar o tráfego de caminhões nas marginais Tietê e Pinheiros.

Rodovia Régis Bittencourt foi totalmente liberada na manhã de sábado
Rodovia Régis Bittencourt foi totalmente liberada na manhã de sábado
Foto: Zenilto Barbosa / vc repórter
Fonte: Terra
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