PUBLICIDADE

vc repórter: coral Canarinhos de Petrópolis se apresenta em SC

5 nov 2009 - 09h38
(atualizado às 10h00)
Compartilhar

Como parte das comemorações dos 800 anos do Movimento Franciscano, a Catedral São Paulo Apóstolo, no centro de Blumenau (SC), foi palco na noite desta quarta-feira da apresentação do Coral dos Canarinhos de Petrópolis (RJ).

A Catedral São Paulo Apóstolo ficou cheia para a apresentação do Coral dos Canarinhos de Petrópolis
A Catedral São Paulo Apóstolo ficou cheia para a apresentação do Coral dos Canarinhos de Petrópolis
Foto: Jaime Batista da Silva / vc repórter

"A igreja ficou lotada para o concerto que começou às 20h30, logo após o término da missa carismática com o bispo da Diocese, Dom José Negri", conta o blumenauense Jaime Batista da Silva.

Com um vasto repertório, o coral apresentou obras renascentistas, barrocas, clássicas e contemporâneas, mas sempre privilegiando a música sacra. "Diversas foram as composições também populares executadas, algumas com acompanhamento de teclado e de autores brasileiros como Milton Nascimento e Tom Jobim", complementa o padre Raul Kestring.

Sob direção artística e regência do maestro Marco Aurélio Lischt, o coro se apresentou para o público que contava com a presença de padres, entidades religiosas e lideranças do município.

De acordo com Kestring, em Blumenau, os padres e freis discípulos de São Francisco realizam o apostolado no atendimento paroquial e na educação dos jovens, especificamente no colégio Bom Jesus Canarinhos, que também possui uma unidade no centro da cidade.

Fundado em 1942 pela rede de ensino Bom Jesus Canarinhos, o coro de meninos cantores é o mais antigo do Brasil. Teve sua primeira apresentação na festa da Assunção da Virgem Maria, em uma missa da Escola Gratuita São José, mantida pelos franciscanos.

O coral já realizou seis excursões internacionais e se apresentou quatro vezes em celebrações presididas pelo Papa, nos anos de 1975, 1980, 1997 e 2000.

O internauta Jaime Batista da Silva, de Blumenau (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade