PUBLICIDADE

vc repórter: padre relembra enchentes de 2008 em Blumenau

2 nov 2009 - 16h43
(atualizado às 18h28)
Compartilhar

Milhares de fiéis participaram das missas em Blumenau (SC), distante 91 km de Florianópolis (SC), nesta segunda-feira, Dia de Finados. No cemitério São José, centro do município, a missa foi celebrada pelo Padre João Bachmann, que relembrou em sua homilia as enchentes do ano passado por causa das fortes chuvas que atingiram Santa Catarina.

A missa foi celebrada no Espaço Ecumênico do cemitério São José
A missa foi celebrada no Espaço Ecumênico do cemitério São José
Foto: Jaime Batista da Silva / vc repórter

"O dia estava muito quente e ensolarado. Durante a missa, o padre recordou que há um ano atrás era exatamente o contrário, chovia muito e ninguém sabia que naquele mês de novembro 2008 iria acontecer uma tragédia em Blumenau", diz o leitor Jaime Batista da Silva.

"O movimento foi intenso nos cemitérios da cidade durante a manhã e as pessoas levaram flores para depositar nos túmulos de seus entes queridos", relatou. Segundo Jaime, a Guarda Municipal de Trânsito precisou ser acionada para organizar o trânsito na região do cemitério.

De acordo com o padre João Bachmann, a previsão é que sejam celebradas seis missas durante o Dia de Finados em Blumenau, com a presença de aproximadamente seis mil pessoas. "A multidão que participa das missas é sempre maior nos cemitérios do que nas igrejas", diz.

Neste domingo, diversas famílias blumenauenses foram aos cemitérios da cidade para limpar os túmulos e se preparar para este Dia de Finados. Além do gesto de respeito, a limpeza é importante para que os túmulos não se tornem foco de doença, principalmente pela água acumulada.

O internauta Jaime Batista da Silva, de Blumenau (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade