PUBLICIDADE

vc repórter: Blumenau se prepara para o Dia de Finados

1 nov 2009 - 11h59
Compartilhar

Muitas famílias de Blumenau (SC), a 91 km de Florianópolis (SC), foram aos cemitérios neste domingo para limpar os túmulos onde estão enterrados familiares e amigos. Além do gesto de respeito, a limpeza é importante para que os túmulos não se tornem foco de doença, principalmente pela água acumulada.

Família faz a limpeza de um túmulo no cemitério São José, centro de Blumenau
Família faz a limpeza de um túmulo no cemitério São José, centro de Blumenau
Foto: Jaime Batista da Silva / vc repórter

"Nós temos funcionários que fazem a limpeza dos túmulos periodicamente. Porém, as famílias gostam de vir para lavar as lápides e trocar as flores", informa a secretaria do Cemitério São José, um dos maiores do município com 3.500 associados.

Segundo o padre João Bachmann, da Catedral São Paulo Apóstolo, no centro de Blumenau, haverá cinco missas durante o Dia de Finados e a previsão é que mais de seis mil pessoas participem das celebrações.

"A multidão que participa das missas é maior nos cemitérios do que nas paróquias. São aproximadamente 50 mil fiéis nos dois maiores cemitérios do município", relata o sacerdote.

Na última sexta-feira 30/10, cerca de 28 agentes da Vigilância Sanitária foram vistoriar os dez maiores cemitérios de Blumenau para promover uma ação concentrada de combate ao mosquito da Dengue nestes locais.

Durante o ato, a população recebeu panfletos com orientações sobre como evitar a proliferação do inseto, além da prevenção dentro das residências que deve ser contínua.

O internauta Jaime Batista da Silva, de Blumenau (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade