PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Há uma crise moral no jornalismo, diz editor de site francês

29 out 2009 - 10h52
(atualizado às 12h35)
Compartilhar
Vagner Magalhães
Direto de São Paulo

Pierre Haski, editor chefe do site Rue.89.com, criado por jornalistas oriundos da grande mídia francesa, afirmou nesta quarta-feira no maior fórum de jornalismo da América Latina, realizado no Itaú Cultural, em São Paulo, que o jornalismo passa por uma crise moral. Citou uma pesquisa francesa, de um mês atrás, em que 62% não confiam em seus jornalistas em seu país.

"Através da internet, buscamos saída para essa crise. A falta de confiança dos leitores pode ser reconstituída na internet. A conversa com os leitores pode melhorar isso. Nós tivemos muita sorte de ser o primeiro jornal eletrônico diário a ser publicado dessa forma e com esse tipo de pensamento na França", disse.

Ele afirma que o site começou sem dinheiro e um grupo de quatro jornalistas fez o primeiro aporte, de 400 mil euros. "Tínhamos quatro fundadores e outras pessoas se uniram a nós. Hoje temos cerca de 20 pessoas. Antes da crise, seria um erro confiar 100% no comércio online. Não dá para confiar em apenas uma fonte de receita. Nós achamos que ter o acesso livre era uma necessidade. Conseguimos outros investidores e começamos como um projeto jornalístico. Não sabíamos como teríamos lucro, afirmou.

Fernando Madeira, presidente do Terra América Latina, disse que nos dias de hoje, a confiança em uma marca é muito importante para o sucesso no setor. "Leva um tempo a se construir. A internet ajuda a construir e destruir isso. Nós que nascemos e crescemos digitais, temos pouco apego às nossas marcas".

Ele citou exemplos como os do America Online e o MySpace, que foram grandes promessas e não tiveram o retorno esperado. "Somos cobrados pelo nosso trabalho online. Se algo sai mal, o retorno é imediato. É diferente de um jornal que faz uma correção em 24 horas, caso haja algum problema".

Eles participam do painel "A experiência da empresas que já nasceram com vocação digital", mediado pela jornalistas Claudia Vassalo, diretora de redação da revista Exame.

Pierre Haski (esq.) e Fernando Madeira (dir.) participam de debate mediado por Cláudia Vassallo (centro)
Pierre Haski (esq.) e Fernando Madeira (dir.) participam de debate mediado por Cláudia Vassallo (centro)
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade