PUBLICIDADE

Cimi discute impacto das construções de hidrelétricas em terras indígenas

28 out 2009 - 18h20
Compartilhar

A questão das construções dehidrelétricas, seu impacto ambiental e suas consequências nas áreas indígenas foi um dos pontos maisdiscutidos na 18ª Assembleia Geral do Conselho IndigenistaMissionário, que está sendo realizada na cidade deLuiziânia (GO).

O professor do Instituto de Energia eEletrotécnica da Universidade de São Paulo (USP) CélioBergmann, em sua palestra, apresentou números que revelam o potencial hidrelétrico da Amazônia e sua relação com as áreas indígenas.

Segundo Bergmann, 50% da capacidade hidrelétriconacional está hoje na Região Amazônica, onde25,2% do território são ocupados poráreas indígenas. Para o pesquisador, o desafio éconciliar os empreendimentos hidrelétricos com a questão ambiental e apreservação das áreas indígenas.

"O grande desafio é viabilizar osempreendimentos que conservem a vida indígena", disse oprofessor sugerindo ainda a realização de estudos quelevem à adoção de medidas que reduzam o impactoambiental e preservem as terras dos índios.

Com o tema Paz e Terra para os Povos Indígenas,a 18ª Assembleia Geral do Conselho Indigenista Missionárioserá realizada até sexta-feira (30).

 

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade