PUBLICIDADE

Guarda Municipal Rio passará a usar pistolas de choque

22 out 2009 - 04h20
Compartilhar

Os guardas municipais que atuam na reigão da Lapa e no Leme começam a usar nesta quinta-feira pistolas Teaser, equipamento não-letal que emite ondas T (semelhantes à onda cerebral) e que tem efeito paralisante.

Segundo o secretário municipal de Ordem Pública (Seop), Rodrigo Bethlem, na orla, os agentes usarão a arma somente à noite. Ele disse também que no início do ano que vem, com o repasse do Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci), a prefeitura vai instalar 350 câmeras, que vão ser distribuídas nas avenidas Presidente Vargas e Rio Branco, no Centro; o Aterro do Flamengo, o Maracanã; as orlas de Copacabana, Ipanema e Leblon; além das praças Saens Peña e Afonso Pena, na Tijuca, como o jonral O Dia publicou em setembro.

"Nosso objetivo é chegar a mil câmeras até o final do governo", disse.

Além disso, no ano que vem, mil novos homens vão ser contratados para reforçar o quadro efetivo. Bethlem informou que a Guarda Municipal perde, por ano, cerca de 250 agentes - a maioria sai porque foi aprovada em outro concurso público. "Esse efetivo a ser contratado vai servir para atender as Inspetorias Legais que serão inauguradas no Jardim do Allah, Lido, Centro da Cidade, Madureira e Tijuca", afirmou.

O Dia O Dia - © Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia.
Compartilhar
Publicidade