PUBLICIDADE

Cidades

Após vendaval, Toledo inicia reconstrução de casas atingidas

14 out 2009 - 15h44
(atualizado às 20h04)
Compartilhar

A prefeitura de Toledo, no Paraná, iniciou nesta quarta-feira distribuição de material para a reconstrução das residências danificadas pelo vendaval de 104 km/h que atingiu o município na última segunda-feira. De acordo com o secretário de assistência social de Toledo, Léo Inácio Anschau, as famílias das regiões mais vulneráveis é que serão ajudadas neste primeiro momento. "Aquelas pessoas que têm melhores condições sociais, que não necessitam do apoio da prefeitura, iniciaram a reconstrução por conta própria, logo após o vendaval", explicou. A previsão é que o trabalho de reconstrução das residências atingidas termine dentro de seis dias.

O vendaval causou estragos em Toledo (PR)
O vendaval causou estragos em Toledo (PR)
Foto: Fábio Ulsenheimer/Prefeitura de Toledo / Divulgação

Na segunda-feira, o vendaval danificou cerca de 750 imóveis, desabrigou 15 famílias e deixou outras 3 mil afetadas. Além disso, cinco residências foram destruídas. Quatro pessoas tiveram ferimentos graves, mas não correm risco de morte.

O secretário explica que, do total de residências atingidas, cerca de 400 já foram atendidas com materiais. "Em cerca de 200 propriedades nós iremos fazer uma intervenção direta do poder público. As demais possuem condições e já iniciaram a reconstrução por conta própria", explicou.

De acordo com o secretário, a prefeitura realiza ao longo desta semana a distribuição de materiais de construção, como telhas, cimento e tijolos. "Nós também fizemos um mutirão, com amplo apoio popular, para oferecer a essas famílias atingidas colchões, cobertores, utensílios domésticos", explicou.

Segundo Anschau, as famílias desabrigadas estão em casas de amigos ou parentes. Para estas famílias, foram disponibilizadas refeições gratuitas na cozinha industrial da prefeitura. A prefeitura ainda não tem um levantamento dos prejuízos financeiros causados pelo vendaval.

Estragos

Na última segunda-feira, um vendaval de 104 km/h, acompanhado de uma forte chuva provocou o destelhamento de cerca de 750 imóveis, derrubou aproximadamente 30 árvores, arrancou a cobertura de um posto de combustível.

O vento também derrubou a estrutura de uma roda gigante do Centro de Eventos Ismael Sperafico, local onde ocorria uma feira agropecuária. A estrutura atingiu diversos estandes e placas de divulgação e, em razão dos danos, o evento foi cancelado.

No interior do município, os estragos abrangeram os telhados de casas, chiqueirões e aviários. Os prejuízos maiores foram nas localidades de Linha Lajeado Grande, Dois Marcos, São Miguel, Linha São Pedro , Linha Comim, Linha Floriano, Xaxim e Novo Sobradinho.

Já na cidade as regiões mais atingidas foram nos bairros Coopagro, Santa Maria, Tocantins, centro, Jardim Concórdia, Jardim Porto Alegre, Jardim Europa, La Salle e Jardim Bandeirantes.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade