PUBLICIDADE

Incêndio atinge favela em São Paulo; fogo é controlado

11 out 2009 - 18h47
(atualizado em 12/10/2009 às 16h41)
Compartilhar
Diego Marcel
Direto de São Paulo

Um incêndio de grandes proporções atingiu a favela Diogo Pires, na avenida Dracena, no bairro do Jaguaré, na zona oeste de São Paulo, neste domingo. Os Bombeiros, que foram acionados às 17h50, enviaram 25 viaturas para o local. Cinco pessoas apresentaram intoxicação por causa da fumaça e tiveram que ser socorridas. Segundo a Defesa Civil, o fogo foi controlado por volta das 20h.

Bombeiros evacuam área da favela onde o incêndio consome os barracos
Bombeiros evacuam área da favela onde o incêndio consome os barracos
Foto: Marcio Soares / Futura Press

Segundo o capitão Wagner Zonda, a corporação teve que suspender os trabalhos de rescaldo no local por volta das 22h15, porque a água dos caminhões acabou. Segundo ele, não há registro de desaparecidos na ocorrência.

A parte atingida tem cerca de 400 famílias e 300 delas foram afetadas. O Complexo Nova Jaguaré, onde fica a favela Diogo Pires, conta com 5 mil famílias. A Eletropaulo desligou a luz na favela a pedido dos Bombeiros. No entanto, o fornecimento para o restante do bairro continuou normal.

Assim que as chamas começaram, houve um corre corre de moradores para salvar os pertences. Muitos, inclusive, ajudaram os Bombeiros na contenção das chamas. Para atender aos atingidos pelo fogo, foi disponibilizado atendimento de médicos e enfermeiros no local.

Os Bombeiros trabalharam inicialmente para isolar a área e retirar os moradores da zona de risco. A intenção era extinguir o fogo completamente e não deixá-lo se alastrar para um conjunto habitacional e uma indústria química que ficam perto da favela.

"A maior dificuldade foi entrar na favela. Como eram barracos, nós tivemos que ligar as mangueiras e não havia hidrantes por perto", afirmou o capitão Wagner Zonda.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Nelson Suguieda, o próximo passo é fazer o levantamento dos desabrigados e ver para onde vão ser levados. Equipes da Defesa Civil e da Assistência Social da prefeitura já estão no local para fazer realizar a tarefa.

Durante a ocorrência, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) bloqueou a avenida Dracena e a rua Alexandre Mackenzie, junto à favela Diogo Pires.

Redação Terra

Colaboraram com esta notícia os internautas Renata Angerami e Valter Faria, de São Paulo (SP), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos,clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade