inclusão de arquivo javascript

 
 

Prédio de 12 andares desaba na Grande Recife

14 de outubro de 2004 21h30 atualizado às 21h30

Moradores deixaram o prédio durante o dia. Foto: Terra

Moradores deixaram o prédio durante o dia
Foto: Terra

Pelo menos quatro pessoas foram soterradas no desabamento de um prédio de 12 andares na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana de Recife. O prédio caiu por volta das 20h30 de quinta, horas depois que uma equipe da Comissão de Defesa Civil (Codecipe) constatou uma fissura na caixa d'água e rachaduras nas pilastras. Os moradores desocuparam o edifício, mas acredita-se que oito ou nove pessoas estavam no interior no momento do desabamento.

O edifício Areia Branca, na Avenida Bernardo Vieira de Melo, tinha 24 apartamentos e foi construído há quase 28 anos. Ele vinha apresentando problemas há alguns dias. Ontem, técnicos da Defesa Civil fizeram uma vistoria no local, mas descartaram o risco de desabamento.

Estão desaparecidos os o porteiro Antônio Fêlix dos Santos, 38 anos, e mais três homens que estariam trabalhando numa obra no edifício. Um deles seria Cícero Júnior Lima da Silva, 21 anos. Segundo o tenente-coronel Marcos Antônio, oito ou nove pessoas estariam no Edifício Areia Branca no momento em que o imóvel desabou.

De acordo com a rádio CBN, os bombeiros só interromperam as buscas entre 4h e 4h30. Uma escavadeira e um guindaste foram utilizados para retirar uma caixa d´água de 30 toneladas que pendia sobre um edifício ao lado. Dois prédios próximos ao Areia Branca foram evacuados para a segurança dos moradores, sendo que um terceiro deve ser esvaziado ainda hoje.

Os feridos Jorge Severino dos Santos, 33 anos, e José Inácio de Santana, 42, foram levados ao Hospital da Restauração, em Recife. Eles sofreram ferimentos na cabeça e Jorge Severino estaria também com suspeita de fratura no braço.

Os moradores do Areia Branca devem se reunir até o final de semana para decidir qual atitude devem tomar em relação ao desabamento do prédio.

Redação Terra