PUBLICIDADE

vc repórter: homem se arrisca ao pintar anúncio no PR

6 out 2009 - 15h54
(atualizado às 16h17)
Compartilhar

Por volta das 10h15 desta terça-feira um trabalhador pintava um anúncio publicitário na fachada de um prédio localizado próximo a rua Osório Ribas de Paula, no centro de Apucarana (PR). A cena chamou a atenção de funcionários de uma empresa da região, pois o homem não utilizava equipamentos de segurança.

Homem se arrisca ao pintar anúncio em prédio de Apucarana, no Paraná
Homem se arrisca ao pintar anúncio em prédio de Apucarana, no Paraná
Foto: Christiano Saulo / vc repórter

De acordo com Christiano Saulo, proprietário da agência vizinha, o pintor estava preso apenas por uma corda que trazia como contrapeso três sacos, provavelmente de areia. "É a vida por um fio. Onde está o juízo e o valor à vida?", questiona Christiano, que registrou a situação da janela do quarto andar do edifício onde trabalha.

Segundo Saulo, o trabalhador permaneceu no local até o início da tarde e só deixou a estrutura por causa da chuva que começou a cair no município.

Dados do Ministério da Previdência Social mostram que, em 2007, 653.090 acidentes de trabalho foram registrados no Brasil, com 2.804 mortes. Ainda segundo o órgão, 56.713 aconteceram no setor de fabricação de produtos alimentícios, 55.735 no comércio varejista e 42.988 em hospitais e ambulatórios.

Desde o dia 30 de setembro, empresas contribuintes do Seguro Acidente de Trabalho (SAT) podem consultar o site do Ministério da Previdência Social e da Receita Federal para verificar seus números no Fator Acidentário de Prevenção (FAP). O novo sistema de medição do risco de trabalho pretende reduzir o número de acidentes no País, já que as empresas que baixarem seus índices terão alíquota diferenciada no pagamento à Previdência Social a partir de janeiro.

O internauta Christiano Saulo, de Apucarana (PR), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade