O grupo sueco de defesa Saab anunciou nesta sexta-feira ter apresentado sua última oferta para tentar vender seu avião de combate Gripen ao Brasil. O governo já manifestou sua preferência pela aeronave francesa Rafale.
"As novas propostas cumprem com todas as exigências formuladas pelo Brasil para desenvolver, produzir, utilizar, manter e melhorar um caça de múltiplas funções, assim como uma oferta industrial com a transferência completa da tecnologia", escreveu Saab em um comunicado.
"A oferta inclui o acesso e a participação no desenvolvimento da Gripen e a produção do caça em 80% no Brasil com a criação de uma usina", indicou Saab, que também estimou ter custos significativamente inferiores à concorrência.
A empresa exportadora de armamentos russa Rosoboronexport disse nesta sexta-feira que tem boas chances de vencer a licitação para a venda de aviões de caça SU-35 ao Brasil.
"Acreditamos que nossa oferta tem muitas vantagens e temos boas chances de ganhar o contrato", declarou o porta-voz da Rosoboronexport Viatcheslav Davydenko. "Nossa oferta contém um importante programa de transferência de tecnologias - serviço técnico, reparações - e tudo o que for necessário para a fabricação de Su-35 no Brasil", declarou, por sua vez, o diretor da Rosoboronexport, Anatoli Issaykine, citado pela agência Interfax.
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, havia assegurado em 23 de setembro que o contrato de venda ao Brasil de 36 Rafale, um avião de caça que nunca exportou, seria assinado. O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, deu seu acordo de princípio para a compra dos Rafale durante a visita de Sarkozy no início de setembro.

- AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.


Assista agora »
Assista agora »