PUBLICIDADE

SC: moradores de cidade contabilizam prejuízos com vendaval

29 set 2009 - 11h17
(atualizado às 12h54)
Compartilhar
Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

Moradores de Araranguá, cidade localizada na região sul de Santa Catarina, ainda contabilizam os estragos causados pelo vendaval da madrugada desta segunda-feira. No bairro Cidade Alta, o desmoronamento de um ginásio esportivo destruiu casas e carros de moradores vizinhos a uma escola estadual.

O ginásio da escola Maria Garcia Pessi não suportou o vendaval e veio abaixo. A cobertura chegou a ficar espalhada por toda a rua. Mas o pior aconteceu em duas residências vizinhas. O motorista João Ari da Silva, 52 anos, diz ter acordado com um forte estrondo durante a madrugada. Os destroços atingiram uma peça dos fundos de sua casa e destruíram o carro que estava na garagem. Ele, a esposa e os dois filhos estavam dormindo e não se feriram. "Sempre nos assustávamos com o vento, mas não imaginava que isso iria acontecer", disse.

O desabamento também atingiu outra residência, destruindo duas garagens e um depósito. Moradora do bairro há 17 anos, Anne Castol de Andreani ainda teve um veículo Celta, ano 2008, totalmente destruído pelos escombros. O prejuízo calculado com a destruição, segundo Iunes Andreani, é de cerca de R$ 80 mil.

O ginásio estava abrigando provisoriamente o arquivo, a biblioteca e a sala de professores da escola, que vinha sendo reformada pelo governo estadual. Os moradores alegam que o ginásio estaria com estruturas "comprometidas" desde a passagem do Furacão Catarina, em 2004.

O secretário de Desenvolvimento Regional do governo catarinense, Heriberto Afonso Schimidt, chegou a visitar a área na tarde de segunda-feira. Ele lamentou que a cidade tenha sido afetada pelo "terceiro desastre" em uma semana. "Felizmente, não tivemos feridos", disse.

Peritos analisaram o local para elaborar um relatório de danos e avaliar o possível ressarcimento dos prejuízos nas casas das famílias de João Ari e Anne. Segundo Schimidt, o governo catarinense defende a realização de estudos técnicos para realizar construções mais seguras na região, uma das mais vulneráveis à ocorrência de fenômenos climáticos.

Cidade tem histórico de desastres

A cidade de Araranguá vem sendo "alvo" de fenômenos climáticos severos há bastante tempo. No início deste ano, uma forte enchente alagou vários bairros do município, bloqueou acessos pela BR-101 e deixou centenas de desalojados. Além do vendaval deste final de semana, os moradores locais já enfrentaram alagamentos devido às fortes chuvas do início de setembro.

Em março de 2004, Araranraguá também foi uma das cidades mais afetadas pela passagem do Furacão Catarina na região sul do Estado e norte do Rio Grande do Sul.

Especial para o Terra

Colaboraram com esta notícia as internautas Patrícia Lúcio Custódio e Camila Périco Genovez da Silva, de Araranguá (SC), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Ginásio desabou após vendavais que atingiram a região de Araranguá
Ginásio desabou após vendavais que atingiram a região de Araranguá
Foto: Fernanda Guidi/Correio do Sul / Divulgação
vc repórter
Compartilhar
Publicidade