PUBLICIDADE

vc repórter: grupo faz exames e fala sobre diabetes em SC

19 set 2009 - 17h11
(atualizado em 21/9/2009 às 08h57)
Compartilhar

Cerca de 170 testes de glicemia foram realizados neste sábado no parque Ramiro Ruediger, em Blumenau (SC). A iniciativa foi do curso de Biomedicina do Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), que montou uma estrutura ao ar livre para receber a população.

Acadêmicos aplicaram testes de glicemia em moradores de Blumenau
Acadêmicos aplicaram testes de glicemia em moradores de Blumenau
Foto: Jaime Batista da Silva / vc repórter

Com a ajuda da Associação dos Diabéticos do Vale do Itajaí (Advali), os acadêmicos tirarm dúvidas dos transeuntes sobre o diabetes, e realizaram exames com o glicosímetro, um aparelho que mede a taxa de glicose a partir de uma gota de sangue. O grupo ficou das 9h às 15h30 no parque.

Cerca de 95% das pessoas que fizeram a consulta apresentaram índices normais de glicemia, de acordo com o coordenador do curso de Biomedicina da Uniasselvi, Antônio Roberto Rodrigues Abatepaulo. Entre os que apresentavam hiperglicemia, um participante foi orientado a procurar ajuda médica por ter quatro vezes o nível considerado normal.

"Atualmente o número de referência está entre 80 e 100 mg/d de glicose por dc de sangue", diz Abatepaulo. Ele aconselha que exames de laboratório, que exigem jejum prévio, sejam feitos a cada seis meses, no mínimo. "O ideal é fazer uma acompanhamento preventivo sobre os níveis de glicose", diz ele.

O internauta Jaime Batista da Silva, de Blumenau (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade