PUBLICIDADE

Deputado pedirá que EUA enviem dados de HDs de Dantas

11 set 2009 - 13h29
(atualizado às 13h32)
Compartilhar

O deputado Raul Jungmann (PPS-PE) vai cobrar da Comissão Nacional de Segurança dos Estados Unidos o reenvio dos HDs (discos-rígidos) apreendidos nos computadores do banqueiro Daniel Dantas durante a Operação Satiagraha, da Polícia Federal. Por sugestão do parlamentar, os equipamentos foram enviados pela Polícia Federal ao FBI (Federal Bureau Investigation), pois os dados estavam criptografados. Agora, Jungmann quer que a Câmara tenha acesso aos dados.

"Na Operação Satiagraha foram apreendidos HDs encontrados em uma parede falsa (no apartamento de Dantas). A PF tentou quebrar o código desses HDs, que estavam criptografados, mas não conseguiu. Eu encaminhei um ofício ao diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Correa, para que fizesse uso do acordo entre Brasil e Estados Unidos para enviar os discos-rígidos e descriptografá-los", disse. "Agora, passados mais de seis, sete meses, estou cobrando essas informações. Soube que foram descriptografados e queremos ter acesso ao inteiro teor".

Jungmann disse que a Comissão de Segurança Pública, da qual é vice-presidente, pode acompanhar esse tipo de investigação. O deputado pretende, depois de pedir os HDs por meio de um ofício enviado à Câmara, encaminhar os dados dos computadores do banqueiro à Justiça, ao Ministério Público e incorporar aos autos da antiga CPI das Escutas Telefônicas.

A Operação Satiagraha foi desencadeada em julho de 2008 e levou o banqueiro Daniel Dantas, o ex-prefeito Celso Pitta e o megainvestidor Naji Nahas à prisão. Todos foram soltos por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A ação investigou lavagem de dinheiro, evasão de divisas e desvio de verba pública.

No processo que tramita na Justiça Federal sobre a Operação Satiagraha, Dantas é réu por crimes de quadrilha e organização criminosa, gestão fraudulenta de instituição financeira, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade