PUBLICIDADE

SP, Rio e Belo Horizonte batem recorde de calor no inverno

2 set 2009 - 16h39
(atualizado às 17h49)
Compartilhar

O calor aumentou por quase todo o Brasil nesta quarta-feira. Segundo a Climatempo, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro bateram recorde de temperatura máxima deste inverno hoje, com 31,5ºC na capital paulista e 36,2ºC na capital fluminense. Em Belo Horizonte, a máxima foi de 31,2°C, também a maior temperatura deste inverno.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura às 15h em Palmas, capital do Tocantins, chegou aos 39ºC e foi a mais alta deste ano, até agora. O recorde anterior era de 38,2ºC, no dia 11 de gosto. O calor pode aumentar amanhã.

A tarde desta quarta-feira foi a mais quente do ano em Goiânia, capital de Goiás. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura às 15h foi de 36ºC. O recorde anterior era de 35,6ºC, em 20 de agosto. Há possibilidade de novo recorde amanhã.

A temperatura voltou a bater nos 40ºC em Carolina, no sul do Maranhão. Em Conceição do Araguaia, no sul do Pará, a temperatura chegou os 38ºC. Cuiabá (MT) e Teresina (PI) registraram até 37ºC.

O calor desta quinta-feira poderá ser recorde em muitas cidades do Centro-Oeste, do Sudeste e do Norte. Dentre as capitais, a possibilidade de recorde de calor neste anos é grande no Rio de Janeiro, em Palmas, Belém e Macapá.

De acordo com as medições do Instituto Nacional de Meteorologia, a maior temperatura de 2009 no Rio de Janeiro foi de 39,3ºC, no dia 6 de março. A máxima esperada para esta quinta-feira deve ficar em torno dos 39ºC, podendo superar por alguns décimos o valor de 6 de março.

Para Belém e Macapá, a temperatura máxima esperada para amanhã é de 35ºC. A tarde mais quente deste ano em Belém foi no dia 21 de agosto, quando os termômetros bateram nos 35,1ºC. Em Macapá, o recorde de calor é de 34,8ºC, no dia 26 de agosto.

Frio

Enquanto o calor aumenta por quase todo o País, as temperaturas baixam cada vez mais nos próximos dias no Sul. Uma frente fria ganha força sobre a região na quinta-feira e deve provocar muita chuva em todos os Estados.

Pode ventar forte. O ar polar entra com mais força no fim de semana e há possibilidade até de geada em várias áreas do interior do Rio Grande do Sul, no planalto e na serra de Santa Catarina.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade