PUBLICIDADE

Política

PT espera decisão do STF para contar com Palocci em 2010

24 ago 2009 - 02h38
Compartilhar

Nesta semana é aguardado o julgamento do deputado federal Antonio Palocci (PT-SP), acusado da quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa em 2006, quando era ministro da fazenda do governo Lula. Segundo o Jornal do Brasil, Palocci e a cúpula do PT esperam essa decisão para estudar a possibilidade de tê-lo como "trunfo" nas eleições de 2010.

O relator do processo é o presidente do STF, Gilmar Mendes. Os ministros decidirão na sessão de quinta-feira se recebem a denúncia e abrem ação penal contra o parlamentar, o ex-presidente da Caixa Econômica Federal Jorge Mattoso e o jornalista Marcelo Netto, assessor de imprensa do Ministério da Fazenda à época dos fatos. Caso Palocci seja absolvido, passa a ser uma boa opção as disputas eleitorais do PT. Ele poderia ser o ¿plano B¿ casoa ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, escolhida por Lula para a candidatura presidencial, não tenha bons resultados nas pesquisas.

Segundo o jornal, um grupo petista de São Paulo acredita nessa possibilidade porque Palocci tem facilidade em conseguir recursos dos empresários e suavidade na comunicação com o público. Esses seriam defeitos de Dilma Rousseff. Além disso, Palocci também é visto como uma boa opção dentro do partido para a disputa para o cargo de governador de São Paulo, caso o plano de lançar o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) não vingue.

Jornal do Brasil Jornal do Brasil
Compartilhar
Publicidade