PUBLICIDADE

Estudantes pedem saída de Sarney em frente ao Congresso

21 ago 2009 - 17h33
(atualizado às 17h48)
Compartilhar

Estudantes ocuparam, nesta sexta-feira, a frente do Congresso Nacional em mais um protesto contra a permanência do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Eles pediam a saída o peemedebista à frente da Casa. Nesta semana, o Conselho de Ética arquivou todas as 11 ações que tramitavam contra Sarney.

Estudantes protestam em frente ao Congresso contra Sarney
Estudantes protestam em frente ao Congresso contra Sarney
Foto: José Cruz / Agência Brasil

Desde que assumiu o comando do Senado, no início do ano, José Sarney é acusado de cometer uma série de irregularidades, que incluem responsabilidade na edição dos chamados atos secretos, desvio de recursos de um patrocínio feito pela Petrobras à fundação que leva seu nome, além da prática de tráfico de influência em favor do namorado de uma neta sua.

Sarney se livrou de ser investigado pelo conselho, depois que os senadores engavetaram todos os recursos contra o arquivamento das representações que pediam a investigação do peemedebista. O PSDB e o Psol haviam ajuizado, ao todo, cinco representações contra o presidente da Casa. Outras seis denúncias foram protocoladas pelos senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Cristovam Buarque (PDT-DF).

O arquivamento das representações no Conselho partiu da decisão inicial do presidente do órgão, Paulo Duque (PMDB-RJ), aliado de Sarney. Na ocasião, Duque alegou que as denúncias eram baseadas apenas em notícias de jornais e nenhum documento havia sido anexado. Os votos dos senadores do PT e da base governista decidiram a votação, por conta de os senadores da oposição representarem a minoria no conselho.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade