PUBLICIDADE

Datafolha: Alckmin lidera com folga; Ciro tem de 12% a 18% em SP

17 ago 2009 - 08h30
Compartilhar

Principal novidade em uma possível disputa política paulista para as eleições estaduais de 2010, o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) atinge de 12% a 18% das intenções de voto dependendo do adversário na corrida pelo Palácio dos Bandeirantes. No entanto, segundo pesquisa Datafolha publicada na Folha de S. Paulo desta segunda-feira, os tucanos Geraldo Alckmin e José Serra ainda lideram com folga. É a primeira vez que o instituto inclui o nome do deputado nas projeções sobre o governo paulista.

De acordo com a pesquisa, quando o candidato do PSDB é Geraldo Alckmin, Ciro tem 12%, contra 46% do ex-governador. Em comparação, o desempenho do deputado pelo Ceará é pior que o da ex-prefeita Marta Suplicy (PT), que chega a 16% contra Alckmin. Nesse cenário o tucano chega a 43%.

Atual secretário de Desenvolvimento do Estado, Alckmin briga pela indicação governista com o secretário estadual da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira, e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM). Na oposição, Ciro é o preferido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas ele ainda tenta se viabilizar para a disputa à Presidência.

De acordo com a pesquisa, no único cenário que permite comparação com as consultas anteriores, Alckmin perdeu quatro pontos e está com 43% das intenções de voto, mas ainda tem grande vantagem para a petista Marta Suplicy, com 16%. Nesse quadro, o ex-prefeito Paulo Maluf (PP) oscila de 9% para 11%.

Sem Alckmin na disputa, tanto Marta quanto Ciro crescem. Quando o candidato governista é o prefeito Kassab, a petista tem 22%, empatando tecnicamente com o prefeito paulistano, já que a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Em uma disputa sem Alckmin e Marta, Kassab lidera com 22% acompanhado por Ciro, com 18%.

Alckmin tem desempenho superior ao de José Serra, nome mais cotado do PSDB para concorrer à Presidência da República. Serra tem a preferência de 36% contra Marta, que fica com 17%, e 38% contra Ciro, que nesse cenário tem 12%.

Maluf e Soninha

O ex-prefeito Paulo Maluf varia de 11% a 14% nos cenários previstos pela pesquisa. Seu melhor índice é em uma disputa com Ciro e Kassab. A subprefeita da Lapa, Soninha Francine (PPS), varia de 4% a 7%. Paulinho (PDT), Campos Machado (PTB), Ivan Valente (PSOL) e Paulo Skaf (sem partido) não passam de 3% em nenhum dos cenários. A pesquisa foi feita entre os dias 11 e 13 de agosto.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade