PUBLICIDADE

Polícia

Fundo de Dantas recebeu US$ 19,4 mi de doleiros, diz PF

3 ago 2009 - 07h47
(atualizado às 07h50)
Compartilhar

O relatório final da Operação Satiagraha, que investigou o banqueiro Daniel Dantas, aponta indícios de lavagem de dinheiro e descreve as operações em que doleiros brasileiros remeteram pelo menos US$ 19,4 milhões ao Opportunity Fund, um fundo de investimentos criado em 1994 no paraíso fiscal das Ilhas Cayman. Os doleiros operavam por meio de empresas de fachada num sistema paralelo, à margem do controle do Banco Central. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

No total, teriam sido feitas 283 transações bancárias. Os nomes dos cotistas do fundo são resguardados pelas leis de Cayman. Segundo o jornal, o delegado da PF Ricardo Saadi descreveu no relatório que pelo menos 15 cotistas do fundo, residentes no Brasil, respondem ou responderam a acusações sobre crimes de natureza financeira.

O fundo teve participação ativa nas privatizações de estatais feitas pelo governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), arrebatando a telefônica Brasil Telecom e o terminal de contêineres do porto de Santos (SP), entre outros ativos.

A assessoria de comunicação do grupo Opportunity negou irregularidades na gestão do Opportunity Fund, em Cayman, informou a Folha. Afirmou que outras instituições financeiras brasileiras atuam, legalmente, como "intermediários de investimentos internacionais no Brasil".

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade