PUBLICIDADE

Arthur Virgílio defende que PSDB apresente quatro representações contra Sarney

28 jul 2009 - 13h35
Compartilhar

O líderdo PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), defende que o partidoencaminhe ao Conselho de Ética quatro representações,ao invés de uma, contra o presidente da Casa, JoséSarney (PMDB-AP). Em nota, o parlamentar argumenta que quatrorepresentações evitaria que o presidente do conselho,Paulo Duque (PMDB-RJ), considerado aliado de Sarney, arquivasse "numasó canetada" a possibilidade de investigaçãodo presidente por quebra de decoro parlamentar.

O senadortucano acrescentou que caso o Democratas (DEM) não recorratambém ao Colegiado, caberá ao partido relatar uma dasquatro representações do PSDB.

Arepresentação ou representações seráapresentada no fim da tarde de hoje (28) ao Conselho de Ética,de acordo com o presidente do partido, Sérgio Guerra (PE).Mais cedo, o parlamentar disse à

Agência Brasil

que "quem arquiva uma

representação

arquivaquatro". A assessoria jurídica do PSDB ainda avalia estaquestão.

A primeiradenúncia apresentada por Virgílio pede a investigaçãode José Sarney por suposta responsabilidade indireta noescândalo dos atos secretos do Senado por Sarney. Segundo olíder, Sarney foi o responsável pela indicaçãode Agaciel Maia, investigado por uma série de irregularidadesadministrativas enquanto ocupou a Diretoria-Geral do Senado.

Outradenúncia, que será assumida agora pelo PSDB, acusa opresidente do Senado de envolvimento direto no desvio de recursos depatrocínio da Petrobras, liberados para a FundaçãoJosé Sarney.

O últimopedido de investigação ao Conselho de Ética,encaminhado por Arthur Virgílio, responsabiliza JoséSarney diretamente na elaboração e assinatura de atossecretos. O parlamentar toma como base a divulgação dasgravações telefônicas feitas com autorizaçãojudicial pela Polícia Federal em que aparece Sarney numaconversa com o filho, o empresário Fernando Sarney, tratandode um emprego para o namorado de uma das netas do presidente.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade