PUBLICIDADE

Família de desaparecido na África pede dinheiro ao Itamaraty

27 jul 2009 - 16h26
(atualizado às 17h22)
Compartilhar

Parentes do economista brasileiro Gabriel Buchman, 28 anos, desaparecido há dez dias no Malauí, no sul da África, querem que o Ministério das Relações Exteriores contribua financeiramente com as buscas. A namorada de Buchman, Cristina Reis, pediu que o Itamaraty pague as passagens aéreas de um grupo de resgate canadense, que já teria se comprometido a fazer as buscas voluntariamente.

Foto do brasileiro em site de relacionamentos mostra sua paixão pelo montanhismo
Foto do brasileiro em site de relacionamentos mostra sua paixão pelo montanhismo
Foto: Reprodução

O brasileiro desapareceu em uma trilha no monte Mulanje no último dia 17, depois de se separar do guia. Equipes de resgate com cerca de 60 pessoas vasculham a região. Na última quinta-feira, um helicóptero disponibilizado pelo governo brasileiro sobrevoou a área.

"Encontramos uma consultoria canadense muito recomendada internacionalmente. Dez pessoas iriam se deslocar até lá voluntariamente", disse Cristina. Segundo ela, o Brasil só pagaria a passagem e a estada da equipe no Malauí.

"O líder dessa agência participou inclusive dos trabalhos de resgate depois do desastre das Torres Gêmeas. Só estamos pleiteando, no Itamaraty, o pagamento das passagens", completou. O desastre a que Cristina se referiu ocorreu no dia 11 de setembro de 2001, quando dois aviões colidiram contra as torres do World Trade Center, em Nova York, em atentados suicidas atribuídos à organização Al Qaeda.

Cristina Reis disse que a Embaixada do Brasil na África do Sul (responsável por Malauí) destacou um diplomata para acompanhar os trabalhos de resgate no país africano. O Malauí é um pequeno país do sul da África, localizado entre Moçambique, Zâmbia e Tanzânia.

Gabriel estava há mais de um ano viajando por diversos países da Ásia e da África para coletar informações para uma tese de doutorado sobre economia da pobreza. Ele mora com a família no Rio de Janeiro. De acordo com o último contato feito com a mãe através de e-mail, Gabriel disse que pretendia chegar ao Brasil nesta terça-feira, dia 28 de julho.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade