PUBLICIDADE

Comissão de Saúde da Câmara vai debater gripe suína

29 abr 2009 - 16h28
(atualizado em 30/4/2009 às 19h51)
Compartilhar

Marina Mello

Direto de Brasília

A Comissão de Saúde e Seguridade Social aprovou nesta terça-feira requerimento de convite para que representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde compareçam à Câmara dos Deputados prestar esclarecimentos sobre as medidas que o País vêm tomando diante da pandemia anunciada com o surto de gripe suína.

Passageiras oriundas do México desembarcam no Aeroporto de Cumbica vestindo máscaras
Passageiras oriundas do México desembarcam no Aeroporto de Cumbica vestindo máscaras
Foto: Vagner Campos / Futura Press

No dia 6 de maio, o diretor de Portos e Aeroportos da Anvisa, José Agenor Alvarez, e o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Gerson Pena, devem participar do debate, que terá como principal objetivo esclarecer a sociedade sobre os riscos que o Brasil corre diante da doença.

A presidente da comissão, deputada Eucione Barbalho (PMDB-PA), demonstrou preocupação com a suspeita de casos da doença no Pará e no Amazonas. A parlamentar avalia que os Estados do Norte estão mais sensíveis a questões relacionadas à saúde e, pelo fato de muitos deles fazerem fronteira com outros países, é preciso redobrar a atenção na região.

O deputado Darcísio Perondi (PT-RS), presidente da Frente Parlamentar de Saúde, explicou que a idéia não é alarmar a população, mas de se antecipar a qualquer tipo de problema com medidas preventivas. "Agora é hora de alerta, e não de desespero. Temos que tomar as medidas cabíveis preventivas", disse.

Apesar de a audiência estar marcada para a semana que vem, existe a possibilidade de ela ser antecipada diante da gravidade do problema.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade