PUBLICIDADE

Lula diz que Brasil tem remédios em caso de gripe suína

27 abr 2009 - 19h37
(atualizado em 28/4/2009 às 20h13)
Compartilhar

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta segunda-feira que o Brasil tem estoques de remédio para enfrentar a gripe suína, caso o vírus chegue ao País. Lula disse ter recebido um telefonema do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que está na Turquia, para o colocar a par da situação.

"Nós temos estoque de remédio para enfrentar essa situação. Mas graças a Deus, até agora, não chegou no Brasil e eu espero que não chegue no Brasil nunca", afirmou Lula, que fez o sinal da cruz durante a fala, em um ato em Manaus. O México sofre um surto de gripe suína, que matou mais de 100 pessoas no país.

Segundo Lula, Temporão afirmou no telefonema que havia dois casos suspeitos em São Paulo, mas que seriam descartados. Hoje, a Secretaria de Saúde de Saúde informou que os dois pacientes foram diagnosticados com outras doenças.

Em Minas Gerais, um casal e um homem que viajaram à América do Norte foram internados no Hospital das Clínicas de Belo Horizonte com suspeita de gripe suína. O resultado dos exames deve sair amanhã.

O diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agenor Alvares da Silva, informou nesta segunda-feira que serão produzidas 100 mil cartilhas instrutivas para serem distribuídas aos passageiros que chegam da América do Norte. Segundo ele, também começou a ser feita a licitação para a compra de máscaras especiais para equipar funcionários da Anvisa nos principais aeroportos do País.

No Brasil, desembarcam diariamente 7 mil passageiros provenientes de México, Estados Unidos e Canadá.

O que é a gripe suína

É uma doença respiratória que atinge porcos causada pelo vírus influenza tipo A, que tem diversas variantes. Algumas das mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2.

A gripe suína geralmente não atinge os humanos, e até então eram raros são os casos de contágio de pessoa para pessoa. A contaminação ocorre da mesma forma que a gripe comum, por meio de perdigotos (gotículas de saliva) lançados na tosse e espirros.

Sobre o recente surto que teve origem no México, a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou que alguns dos casos registrados são formas não conhecidas da variedade H1N1 do vírus Influenza A.

Ele é geneticamente diferente do vírus H1N1 que vem atacando humanos nos últimos anos e contém DNA associado aos vírus que causam as gripes aviária, suína e humana, incluindo elementos de viroses européias e asiáticas.

Com informações da agência EFE.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade