PUBLICIDADE

Após bate-boca, Mendes diz que STF não está em crise

23 abr 2009 - 11h33
(atualizado às 11h34)
Compartilhar

Laryssa Borges

Direto de Brasília

Um dia após bater boca com o ministro Joaquim Barbosa, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, negou que exista uma "crise" dentro da Corte ou qualquer "arranhão" por conta da discussão entre os magistrados. Mendes, que completa nesta quinta-feira um ano à frente da presidência do STF, visitou nesta manhã o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), e disse que "a imagem do Judiciário é a melhor possível".

Ministros Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes batem boca:

"(O caso) está superado. Não há crise, não há arranhão. O tribunal tem trabalhado muito bem e a imagem do Judiciário é a melhor possível", afirmou o ministro.

Discussão

Na quarta-feira, os dois ministros começaram um bate-boca após Mendes indagar sobre o fato de o ministro Joaquim Barbosa ter questionado uma suposta "sonegação de informações" durante o julgamento sobre a previdência pública no Paraná. Os dois trocaram insultos, Barbosa disse, entre outras coisas, que Mendes "está destruindo a Justiça desse País". O presidente da Corte chegou a afirmar que Barbosa "não tem condições de dar lição nenhuma".

Não é a primeira vez que os dois ministros discutem durante uma sessão do STF. Em 2007, Mendes já havia dito que Barbosa "não pode pensar que pode dar lição de moral aqui", após o colega afirmar: "ministro Gilmar, me perdoe a palavra, isso é jeitinho". Barbosa se referia a um pedido de Mendes para que fosse retomada, na ocasião, uma votação.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade