PUBLICIDADE

Ministro do STF diz que Gilmar Mendes estraga Judiciário

22 abr 2009 - 19h41
(atualizado às 21h30)
Compartilhar

Laryssa Borges

Direto de Brasília

O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), atacou duramente na noite desta quarta-feira o presidente da Corte, Gilmar Mendes, e disse que seu colega de tribunal "destrói a credibilidade do Judiciário brasileiro". Mendes coordenava o julgamento de um processo sobre a Previdência pública no Paraná, quando indagou sobre o fato de Barbosa ter questionado uma suposta "sonegação de informações" sobre o caso.

Ministros Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes batem boca:

Agressivo, Joaquim Barbosa atacou dizendo que o presidente do STF não tinha conhecimento da realidade brasileira, pois só se preocupava em aparecer em jornais e revistas e televisões. "Saia à rua, ministro Gilmar. Saia à rua! Faça o que eu faço. Vossa Excelência não está na rua não. Vossa Excelência está na mídia destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro. É isso", atacou o magistrado.

Durante a discussão, os ministros Carlos Ayres Britto e Marco Aurélio chegaram a pedir ponderação nas palavras de Barbosa. Constrangido, Gilmar Mendes sorria e pediu respeito ao companheiro de toga.

"Vossa Excelência não tem condição de dar lição a ninguém", disparou Mendes. "E nem Vossa Excelência. Vossa Excelência me respeite. Vossa Excelência não tem condição alguma. Vossa Excelência está destruindo a Justiça desse País e vem agora dar lição de moral em mim? Vossa Excelência não está falando com os seus capangas do Mato Grosso, ministro Gilmar. Respeite!", rebateu Barbosa.

Instantes depois da discussão, as imagens já estavam disponíveis no site de vídeos YouTube. O término da sessão foi articulado pelos ministros que acompanharam o bate-boca.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade