PUBLICIDADE

Cidades

Veja o que abre e fecha em São Paulo no Carnaval

20 fev 2009 - 07h45
(atualizado às 08h45)
Compartilhar

O Metrô, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) iniciam nesta sexta-feira uma operação especial para transportar quem vai passar o Carnaval em São Paulo (SP). Confira o que abre e o que fecha na capital paulista:

Abastecimento - os mercados Central Leste, Guaianases, Ipiranga, Kinjo Yamato, Lapa, Paulistano, Penha, Pinheiros, Pirituba, Santo Amaro, São Miguel, Sapopemba, Tucuruvi, Vila Formosa e Cidade Tiradentes funcionarão no dia 21. No dia 22, apenas o Mercado de São Miguel estará fechado.

No dia 23, não funcionam os mercados do Ipiranga, Pinheiros e São Miguel; no dia 24 abrirão os mercados da Penha (8h às 13h), Pirituba (7h às 14h), Sapopemba (8h às 13h), Vila Formosa (7h às 13h) e Cidade Tiradentes (7h às 13h). Não haverá sacolões nos dias 21, 22 e 23. Todos atenderão apenas no dia 24, das 7h às 13h ou 14h, com a exceção dos de Santo Amaro e São Miguel, que não funcionarão.

Todas as feiras livres funcionarão durante o Carnaval, nos horários e locais habituais.

Água - a Sabesp informou que a Central de Atendimento 195 (ligação gratuita) funciona durante 24 horas, atendendo aos casos emergenciais. As Agências Comerciais ficarão fechadas entre os dias 21 e 24. No dia 25 funcionarão das 12h às 15h.

Bancos - as agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público nos dias 23 e 24 de fevereiro. Os bancos reabrirão no dia 25, Quarta-Feira de Cinzas, às 12h. As contas de água, luz, telefone e TV a cabo e os carnês que vencerem nos dias 23 e 24 de fevereiro poderão ser pagos no próximo dia útil - 25 de fevereiro -, sem incidência de multa.

Correios - as agências que costumam abrir aos sábados, domingos e feriados funcionarão. Algumas poderão ter horário de atendimento reduzido. Na Quarta-Feira de Cinzas, os Correios começarão a funcionar a partir das 12h.

Cultura - não funcionarão as bibliotecas, casas históricas e de cultura e teatros, com exceção do Artur Azevedo, João Caetano, Paulo Eiró e Martins Penna, que abrirão nos dias 21 e 22. O Centro Cultural São Paulo abrirá nos dias 21 e 22, menos as bibliotecas.

Educação - os Centros Educacionais Unificados (CEUs) abrirão apenas para as atividades de esportes e lazer. As atividades escolares serão reiniciadas na quinta-feira. As creches municipais voltarão a funcionar na quarta-feira, às 12h.

Esportes - os Clubes da Cidade abrirão apenas para atividades recreativas. As aulas serão reiniciadas às 12h de quarta-feira.

Rodízio - A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) suspenderá o rodízio municipal de veículos para automóveis nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro. Ficarão mantidos o rodízio para caminhões e as medidas referentes ao trânsito de veículos pesados na Zona de Máxima Restrição de Circulação (ZMRC).

Transporte Público - O Metrô, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) iniciam nesta sexta-feira, dia 20, uma operação especial para o Carnaval.

Os deslocamentos dos foliões até Sambódromo será facilitado por duas linhas gratuitas de microônibus que ligarão as estações Portuguesa-Tietê e Palmeiras-Barra Funda, do Metrô, ao local do evento. Serão 20 veículos da Reserva Técnica Operacional que sairão da estação Palmeiras-Barra Funda e outros 20 da estação Portuguesa-Tietê. Para utilizarem o serviço, os usuários devem retirar as senhas distribuídas por agentes da CPTM e do Metrô nas catracas, antes da saída das estações. O passe dará direito ao embarque no microônibus na ida e na volta.

Nos dias 20, 21, 22, 23 e 27, das 17h até a 1h, haverá microônibus da Ponte Orca nas estações Portuguesa-Tietê (Linha 1-Azul) e Palmeiras-Barra Funda (Linha 3-Vermelha) para facilitar o acesso até o Sambódromo. Nos dias, 21, 22, 23, 24 e 28, das 5h às 9h, a operação acontece no sentido inverso.

O Metrô terá, hoje, reforço nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda), que atendem os terminais rodoviários do Jabaquara, Tietê e Barra Funda. No sábado, 21, e domingo, 22, a programação de trens será igual a de um final de semana normal; ou seja, 60% e 40% da frota de um dia útil, respectivamente. Na segunda-feira, dia 23, haverá aumento no número de viagens na Linha 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás. Na terça-feira, 24, o número de trens em circulação será igual à oferta de um domingo: 40% da frota. Na Quarta-Feira de Cinzas, o início da operação comercial nas linhas 1 e 3 será antecipado para as 4h e, na Linha 2, para as 4h30.

No sábado e domingo, 21 e 22, os intervalos dos trens da CPTM não terão alterações. A operação na segunda-feira será igual a de um sábado, com intervalos entre 10 e 12 minutos. Já na terça, a circulação será idêntica a dos domingos: os horários de partidas dos trens serão de 12 a 15 minutos. Na quarta, os trens circularão com intervalos entre 12 e 10 minutos pela manhã. No horário de pico da tarde, a CPTM retoma a programação normal dos dias úteis, com os menores intervalos, entre 6 e 8 minutos.

A frota de quatro mil ônibus metropolitanos da Grande São Paulo será reduzida durante o Carnaval. No sábado e domingo a operação será normal, com 70% e 50%, respectivamente, do total que circula nos dias úteis. Na segunda-feira, a quantidade de ônibus será a mesma dos dias úteis e, na terça-feira, a mesma dos sábados.

Saúde - os hospitais, prontos-socorros e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24 horas funcionarão em esquema de plantão ininterruptamente do dia 21 ao dia 25. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) não abrirão nos dias 23 e 24 e voltarão a funcionar no dia 25 de fevereiro, a partir das 12h.

Subprefeituras - as praças de atendimento das subprefeituras não funcionarão. O expediente será retomado às 12h de quarta-feira.

Trabalho - as sete unidades do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) e o Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual do Trabalhador (Pacet), instalado no CAT Luz, funcionarão na sexta-feira, dia 20, até as 18h, e reabrirão na quarta-feira, às 12h. As unidades do São Paulo Confia funcionarão normalmente na segunda-feira, fecharão na terça-feira e reabrirão na quarta, às 12h.

Parques - todos os parques municipais estarão abertos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade