PUBLICIDADE

Político pede que Berlusconi fale com Lula sobre Battisti

27 jan 2009 - 17h55
(atualizado às 17h58)
Compartilhar

O ex-prefeito de Roma e líder do Partido Democrata (PD), principal força de oposição da Itália, Walter Veltroni, disse nesta terça-feira que o primeiro-ministro do país, Silvio Berlusconi, precisa entrar contato com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir o caso Battisti e pedir a ele "respeito aos direitos das vítimas". As informações são da agência Ansa.

Battisti, que integrou a organização Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), foi condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos cometidos entre 1978 e 1979. Detido no Brasil desde 2007, o ex-ativista nega ter participado dos crimes.

"Não basta convocar o embaixador, o primeiro-ministro deve ligar para Lula e pedir que sejam respeitados os direitos das vítimas, porque essa é uma questão escandalosa e absurda", explicou Veltroni. Em um debate promovido por uma TV italiana, Veltroni afirmou que seu partido vai propor uma moção de protesto única no Parlamento do país para condenar a decisão do governo brasileiro de dar refúgio político ao ex-ativista italiano Cesare Battisti. "O país deve estar unido", ressaltou.

Questionado se ele próprio poderia conversar com Lula, como representante da oposição do país, Veltroni afirmou que não sabe "qual efeito" isso poderia ter. O político ressaltou, porém, que o acordo que busca no Parlamento demonstra "que governo e oposição devem estar unidos em relação a este caso". Em novembro, Veltroni se reuniu pessoalmente com Lula, durante a visita oficial que o presidente fez à Itália.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade