O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Humana de São Paulo (Condepe) repudiou, em nota, a prisão do sargento do Exército Fernando Alcântara de Figueiredo, em Brasília. Segundo o Condepe, a prisão do militar foi "arbitrária" e as acusações do Exército "são pretextos para encobrir o preconceito discriminação e a homofobia". Figueiredo e o
» Companheiro de sargento gay é preso
» Exército nega agressões a sargento gay
» Laudo: Laci não poderia ser transferido
» Opine sobre a prisão do militar
"As acusações formuladas pelo Exército Brasileiro não passam de pretextos para encobrir o preconceito, a discriminação e a homofobia por parte das Forças Armadas Brasileiras, em razão dele e de seu companheiro, o sargento Laci Marinho de Araújo, terem assumido publicamente suas orientações sexuais", disse a nota do Condepe.
Para o conselho, a prisão de hoje é um atentado ao Estado Democrático de Direito, "ferindo gravemente as liberdades individuais e de livre manifestação do pensamento, garantidas na Constituição Federal". O Condepe afirma ainda que "a Força Militar não superou o passado de intolerância e ditadura".
"É inaceitável que pessoas sejam detidas sob suposta acusação de terem infringido o Regimento Disciplinar Militar porque teria se apresentado mal vestido em entrevistas; ter se ausentado do serviço sem autorização de seus superiores e não ter comunicado o paradeiro do seu companheiro", afirmou a nota.
No entanto, como o sargento Alcântara justificou em sua defesa, a roupa que usava na entrevista, apesar de ser parecida com a do Exército, não era o uniforme oficial, uma vez que pode ser comprada em várias lojas e bancas.
Em nota, o Exército afirmou que a prisão de Fernandes é disciplinar por ele ter se apresentado mal fardado e ter viajado sem autorização da corporação. Ele ficará preso por oito dias. O Exército afirmou ainda que cumpre rigorosamente os instrumentos legais, "agindo com impessoalidade e observando os direitos pétreos previstos na Constituição Federal".
- Redação Terra


Assista agora »
Assista agora »