inclusão de arquivo javascript

 
 

Anac levará à Câmara lista de aeroportos com problemas

12 de junho de 2008 14h14 atualizado às 14h20

O diretor de Infra-Estrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Alexandre Gomes Barros, informou que será entregue hoje à Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara, sob sigilo, a lista de aeroportos com problemas de infra-estrutura operacional. Em maio, a Anac divulgou que 182 aeródromos e aeroportos de pequeno e médio porte foram notificados para corrigir procedimentos de segurança. As informações são da Agência Câmara.

» vc repórter: mande fotos e notícias

Barros foi à comissão para debater a segurança nos aeroportos. O presidente da comissão, deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), cobrou a divulgação da lista e disse que é obrigação da Anac divulgar os nomes desses aeroportos. A lista não é divulgada por motivos de segurança. "Caso a agência não informe, os diretores podem ser processados por crime de responsabilidade, o que é gravíssimo", disse Vital.

O diretor disse que a Anac utiliza como parâmetro, para definir o grau de risco de acidente em um aeroporto, a relação de uma ocorrência anormal para cada 10 milhões de operações no aeroporto. Segundo ele, esse risco é mais facilmente detectado nos aeroportos maiores. Nos pequenos aeroportos e aeródromos, porém, as operações são mais restritas, o que dificulta a detecção.

Redação Terra