inclusão de arquivo javascript

 
 

vc repórter: alunos da Belas Artes são detidos após pichação em SP

12 de junho de 2008 10h34 atualizado em 16 de junho de 2008 às 16h47

Paredes, janelas externas e a parte interna da entrada foram pichadas. Foto: Rodrigo Ortiz Vinholo/vc repórter

Paredes, janelas externas e a parte interna da entrada foram pichadas
Foto: Rodrigo Ortiz Vinholo/vc repórter

Cinco alunos do curso de Artes Visuais da Faculdade Belas Artes foram detidos ontem à noite após pichação no prédio da instituição. Por volta das 21h20, o prédio principal do Centro Universitário, localizado na Rua Dr. Álvaro Alvim, na Vila Mariana, foi alvo de vandalismo por um grupo de cerca de 20 jovens.

» vc repórter: mande fotos e notícias

A ação durou cerca de dez minutos. Por não contar com impedimentos como catracas, a instituição ofereceu pouca resistência ao grupo de invasores, sendo que até a chegada dos seguranças, que fecharam os portões, boa parte da parede e das janelas externas, assim como a parte interna da entrada já havia sido pichada. Alguns jovens, com câmeras fotográficas e filmadoras, acompanharam a ação.

Um segurança e uma funcionária da faculdade teriam sido agredidos quando tentavam impedir a pichação. Cinco acabaram contidos pelos seguranças e levados para a delegacia. Os demais fugiram, avisados da proximidade da polícia por um estouro de rojão. Foram apreendidos 9 latas de spray, 2 garrafas de plástico e um rolo para pintura.

Segundo a polícia, a ação foi organizada por um aluno de 24 anos, que convidou um grupo de pichadores. Em depoimento, o aluno disse que pichar é "uma arte" e "uma forma de expressão". Ele foi bolsista da faculdade e havia se formado um dia antes do ato. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, ele disse em depoimento que protestava contra as condições e deficiências da educação.

Os cinco detidos assinaram um termo circunstanciado e não foram presos, já que o crime é considerado de menor potencial ofensivo.

O internauta Rodrigo Ortiz Vinholo, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
vc repórter