inclusão de arquivo javascript

 
 

Morre aos 76 anos o senador Jefferson Péres

23 de maio de 2008 08h25 atualizado às 12h01

Jefferson Péres sofreu um enfarte quando estava em sua casa, em Manaus (AM). Foto: Agência Brasil

Jefferson Péres sofreu um enfarte quando estava em sua casa, em Manaus (AM)
Foto: Agência Brasil

Morreu hoje em Manaus, aos 76 anos, o senador amazonense Jefferson Péres (PDT). Ele sofreu um enfarte fulminante em sua casa. A família confirmou a morte, que ocorreu por volta das 6h.

» Veja fotos do senador
» Senadores se despedem de Péres
» Senador será embalsamado em Manaus
» Fórum: comente a trajetória do senador

De acordo com o integrante dos diretórios amazonense e nacional do partido, Stoner Machado, que estava na casa do senador, a morte foi inesperada. "Pegou a todos nós de supresa. Estamos todos meio sem saber o que fazer", disse Machado.

O corpo do senador será velado em Manaus ainda nesta sexta-feira, segundo o integrante do diretório do PDT, mas o local não foi definido.

José Jefferson Carpinteiro Péres nasceu em Manaus em 19 de março de 1932 e foi professor e político. Considerado uma referência ética no Senado Federal, ele cumpria o segundo mandato pelo PDT do Amazonas e era líder da agremiação no Senado. Ele estava no partido desde 1999 e integrou também os quadros do PSDB.

Era formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas e em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Antes de ser político, foi professor de economia na Universidade Federal do Amazonas.

Foi eleito em 1988 para seu primeiro cargo público, de vereador em Manaus, cargo para o qual foi reeleito para segundo mandato, cumprido até 1995, quando assumiu sua cadeira no Senado. Seu mandato terminaria em 2011.

Péres também foi candidato à vice-presidência do Brasil nas eleições de 2006, na chapa do também senador pedetista Cristovam Buarque, do Distrito Federal.

Com informações da Reuters.

Redação Terra