inclusão de arquivo javascript

 
 

Brasil é um País capitalista sem capital, diz Lula

20 de dezembro de 2007 15h41 atualizado às 19h08

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta segunda-feira, que percebeu que o Brasil é um País capitalista sem capital. A afirmação foi feita durante um almoço com superintendentes do Banco do Brasil, na Associação Atlética do Branco do Brasil, em Brasília.

» Veja: PAC vai estourar, diz Lula
» Lula: achei que Tarso tinha morrido
» Lula: Estado não cederá em transposição

"Eu passei a vida inteira dizendo que era socialista e acabei por me dar conta de que o Brasil é um País capitalista sem capital, não podia dar certo", afirmou o presidente.

Lula disse que, durante o café da manhã com jornalistas, muitos da imprensa estranharam a alegria dele, mesmo depois da não aprovação da CPMF no Senado. "Tenho todas as razões do mundo para acreditar que esse ano foi excepcional. Não diria que foi um ano de ouro, mas foi de prata", disse.

Segundo Lula, mesmo com a derrota da prorrogação da CPMF, o ano teve um saldo muito positivo. "Passar o que nós passamos em 2006 e chegar aqui em 2007 nessa situação que nós estamos é quase que um milagre da sociedade".

O presidente anunciou ainda que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) vai "estourar" no ano que vem. "(O PAC) só está começando a acontecer. O Banco do Brasil deve estar se preparando para anunciar mais financiamentos. Tem que ter dinheiro circulando neste País", afirmou.

Redação Terra