O Inquérito Policial Militar (IPM) da Força Aérea Brasileira (FAB) sobre o acidente envolvendo o Boeing da Gol e o jato Legacy, que matou 154 pessoas, no dia 29 de setembro do ano passado, aponta que os pilotos do jato, os americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, teriam feito um "vôo cego" por praticamente uma hora.
» Relatório: alerta do transponder é falho
» Justiça suspende processo sobre acidente
» Cacique ameaça queimar destroços
» Saiba como foi o acidente
Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, o documento aponta que, entre 18h50 e 19h48, o Legacy teria voado com todos os sistemas de comunicação desligados, impedindo contato dos controladores de vôo com os pilotos.
Os equipamentos de rádio e o transponder só teriam sido ligados pelos americanos após o choque do jato com o avião da Gol.
O jornal aponta que o documento da FAB considera os pilotos do Legacy como fator "determinante" para a tragédia, pois tiveram "conduta omissiva", uma vez que eram os responsáveis pela navegação do vôo. O Legacy estava sob "vigilância radar" do controle de espaço aéreo, que transfere aos pilotos a responsabilidade pela navegação.
O IPM aponta que os controladores de vôo tiveram papel "contribuinte" no acidente, por terem passado informações truncadas aos pilotos com relação à freqüência do rádio.



Assista agora »
Assista agora »
Assista agora »


