inclusão de arquivo javascript

 
 

Brasileiro de 123 anos pode ser o mais velho do mundo

09 de agosto de 2006 08h46 atualizado às 09h17

Seu Zé não conhecia parte da família, que já possui cinco gerações. Foto: Frederico Haikal /Futura Press

Seu Zé não conhecia parte da família, que já possui cinco gerações
Foto: Frederico Haikal /Futura Press

O homem que pode ser o mais velho do mundo, com 123 anos, vive na cidade de Ribeirão das Neves, Minas Gerais. Antônio Gabriel Vieira de Sousa, o Seu Zé, conheceu a mais jovem descendente ontem. A tataraneta Amanda tem três meses de idade e foi levada pela mãe, Renata Flávia de Souza Dias, 29 anos, para conhecer Seu Zé. Entre os dois há uma distância de cinco gerações. De acordo com o Guinnes Book, o homem mais velho do mundo é Emiliano Mercado Del Toro, de Porto Rico, com 113 anos completados em 2005.

Seu Zé não conhecia parte da família e ficou surpreso com a visita. No último sábado, conheceu um neto que também nem sabia existir. Anicésio Vieira de Sousa Filho, 58 anos, é filho de um dos quatro filhos de Seu Zé. Todos saíram de casa levados pela mãe, Maria Rita de Jesus, décadas atrás, segundo o jornal Hoje em Dia. Desde então, jamais tiveram notícia uns dos outros.

"É, eu estou velho mesmo", disse Seu Zé. "É bom eu ficar conhecendo quem ainda não conhecia", afirmou o aposentado. A bisneta dele, Renata, aproveitou a ida à casa onde o idoso vive para mostrar fotos de um álbum de família. Em uma delas estava Francisca, mãe de Renata e neta de Seu Zé. A mulher morreu em 1997, aos 49 anos, vítima de um infarto fulminante.

Os quatro filhos do homem que pode ser o mais velho do mundo lhe deram pelo menos oito netos, seis bisnetos e cinco tataranetos - a mais velha tem 16 anos.

A condição de saúde de Seu Zé ainda é boa. Na última segunda-feira, médicos diagnosticaram um princípio de desidratação. Ele sentiu-se mal e chegou a ser hospitalizado. De acordo com Regina Alves Vieira, 44 anos, que cuida de Seu Zé, os exames de glicose e pressão tiveram resultado normal.

Redação Terra