inclusão de arquivo javascript

 
 

Redação do Enem: dicas e sugestões de temas para treinar

27 de julho de 2006 17h12 atualizado às 17h13

O professor de redação do Cursinho da Poli, Gesu Wanderley Costa, diz que os alunos não devem se preocupar tanto com o tema da redação. "O Enem nunca aplica uma proposta de redação que está longe da realidade do candidato ou alguma questão de difícil resolução. O mais importante é a posição em relação ao fato", afirma.

» Enem: Enem: saiba como fazer uma redação matadora
» Saiba quais são os cinco conceitos solicitados pelo Enem

Segundo Costa, o Enem exige uma postura ética do aluno. "Se a questão é sobre o meio ambiente, o aluno não poderá apresentar uma posição que prejudique a natureza. Se a questão é sobre guerra, a redação do aluno deve apresentar propostas de paz".

Temas de Redação
O Terra pediu ao professor Gesu Wanderley Costa algumas sugestões de temas para a questão de redação do Enem 2006. "Os professores nunca acertam", disse ele, em tom de brincadeira. Mesmo assim, o professor elaborou quatro sugestões. Segundo ele, o tema tende a sair um pouco da questão social e apostar mais na ética no dia-a-dia. Confira as sugestões abaixo e use-as para treinar em casa.

1) Relações humanas no século XXI
"Até o final do século XX, o mundo mudava a cada século. Hoje, com o avanço da tecnologia, o mundo muda a cada ano. Para onde o mundo está se encaminhando? Que perspectivas podemos ter em relação à política e às relações humanas no século XXI?"

2) Norma culta do português
"Os efeitos da normal culta favorecem os mais bem remunerados? Quais são as dificuldades que os alunos têm? O Enem convidaria o aluno a refletir sobre o tema."

3) Auto-estima dos brasileiros
"O Brasil perdeu a Copa do Mundo de 2006. O futebol, que sempre foi bem, decepcionou. Como fica a auto-estima do povo brasileiro depois de uma derrota em uma área que gera tanto orgulho? O que esperar de outras áreas que nunca foram motivo de orgulho, como política, educação, saúde?"

4) Conceito de verdade e mentira na vida dos brasileiros
"Todo mundo conhece o 'jeitinho brasileiro'. Ele ajuda ou prejudica o dia-a-dia dos brasileiros? Vale a pena uma mentirinha para levar certas vantagens?"

As provas do Enem acontecem no dia 27 de agosto, das 13h às 18h.

Redação Terra