PUBLICIDADE

Metroviários de cinco capitais fazem paralisação nesta terça

14 mai 2012 - 21h30
(atualizado às 21h32)
Compartilhar

Funcionários da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de cinco capitais realizam paralisação na terça-feira para exigir negociação salarial. A greve começou em Belo Horizonte (MG) nesta segunda-feira e deve se espalhar para João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN) e Recife (PE). Os sindicatos informaram que a paralisação será por tempo indeterminado.

Paralisação também causou aumento no fluxo de veículos em Belo Horizonte
Paralisação também causou aumento no fluxo de veículos em Belo Horizonte
Foto: Renato Cobucci / Futura Press

Em Belo Horizonte, o diretor de base do Sindicato dos Empregados em Empresas de Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG) disse que a categoria reafirmou a greve em assembleia nesta tarde. Foi marcada para 21 de maio uma reunião de conciliação com a CBTU. No dia seguinte, uma nova assembleia vai decidir os rumos do movimento.

A Justiça do Trabalho determinou que os metroviários da capital mineira cumpram escala mínima durante a greve. A liminar assegura a prestação do serviço no horário das 5h20 às 9h e das 17h às 20h nos dias úteis, e das 5h30 às 9h nos sábados.

Em João Pessoa, a categoria inicia a paralisação às 4h. De acordo com José Cleófas, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias no Estado da Paraíba (Sintefep), os trabalhadores assinaram um termo para manter 30% do serviço durante a greve. Segundo ele, a CBTU não apresentou proposta de reajuste e não há reunião marcada com a empresa. Cleófas acredita que a mobilização dos funcionários de outras cidades mobilizará a companhia a assinar um dissídio coletivo. Em Maceió, a greve na terça-feira foi confirmada por representantes de outras cidades.

Em Natal, a paralisação começa a 0h. O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias no Estado do Rio Grande do Norte (Sintefern) decidiu pela greve na última sexta-feira. No Recife, o movimento começa às 22h desta segunda-feira.

Hoje, a categoria reafirmou em assembleia a paralisação por tempo indeterminado, uma vez que a empresa não se posicionou sobre as demandas dos trabalhadores, informou o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Metroviárias e Conexos do Estado de Pernambuco (Sindmetro-PE). A entidade disse que a adesão inicial será de 100% e que ainda não foi notificada sobre a porcentagem mínima de funcionários a ser mantida durante a greve.

Nenhum representante da CBTU foi localizado para comentar a paralisação prevista para amanhã.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade