PUBLICIDADE

No RJ, vice-presidente dos EUA diz que Brasil 'já é desenvolvido'

Joe Biden discursou para autoridades americanas e brasileiras na região portuária do Rio de Janeiro

29 mai 2013 - 13h41
(atualizado às 13h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Jill Biden, mulher do vice-presidente dos EUA, visita a comunidade do Cantagalo-Pavão Pavãozinho
Jill Biden, mulher do vice-presidente dos EUA, visita a comunidade do Cantagalo-Pavão Pavãozinho
Foto: Marcus Vinicius Pinto / Terra

No primeiro dia de sua visita oficial ao Brasil, o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, enalteceu o atual momento econômico do País e afirmou que o Brasil já deixou de lado o posto de subdesenvolvido. Ele discursou para autoridades americanas e brasileiras na região portuária do Rio de Janeiro.

EUA querem facilitar a entrada de brasileiros: conheça o projeto-piloto

Não podemos mais dizer que vocês são uma nação em desenvolvimento, pois já se desenvolveram. Vocês ensinaram algo para o resto do mundo: não há necessidade de uma nação escolher entre democracia e desenvolvimento, entre economia de mercado e desenvolvimento social. O mundo vai reconhecer toda esta contribuição", disse Biden. 

Após o discurso, o braço-direito de Barack Obama se deslocou para a sede do Centro Tecnológico da Petrobras, na ilha do Fundão, zona norte do Rio, para um encontro com a presidente da estatal e outros diretores. Graça Foster afirmou, em declarações recentes, o interesse brasileiro na tecnologia de exploração do gás de xisto, o que reforça ainda mais a tese da cooperação energética, já que os EUA se interessam pela exploração da camada do pré-sal a fim de atender sua enorme demanda energética.

Na quinta-feira, após conhecer uma favela do Rio de Janeiro (o consulado dos EUA não confirma a informação por questões de segurança, mas deve ser a comunidade Santa Marta, em Botafogo, na zona sul) para entender melhor o processo de pacificação de comunidades carentes executado pelo governo do Estado do Rio, Biden terá encontro oficial com a presidente da República, Dilma Rousseff, em Brasília, quando deverão tratar também sobre a próxima visita da presidente a Washington, programada para o próximo mês de outubro.

Vistos de entrada

Outros assuntos, como o fim das concessões de vistos para a entradas em ambos os países e a possibilidade de cotas de estudo em universidades americanas, também estarão na pauta, conforme anunciou na semana passada o ministério das Relações Exteriores.

A visita de Joe Biden ao Brasil faz parte de uma excursão pela América do Sul, que inclui ainda passagem pela Colômbia e Trinidad e Tobago. Os EUA são o segundo maior parceiro comercial do País, atrás apenas da China. O vice-presidente está no Brasil com a mulher, Jill Biden; a subsecretária de Estado para assuntos no hemisfério ocidental, Roberta Jacobson, e o subsecretário de Comércio e Assuntos Internacionais, Francisco Sánchez.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade