PUBLICIDADE

Mujica viaja na próxima 2ª ao Brasil para cúpula do Mercosul

27 jul 2012 - 13h51
(atualizado às 14h36)
Compartilhar

O presidente do Uruguai, José Mujica, viajará na próxima segunda-feira para Brasília para participar, no dia seguinte, da cúpula extraordinária do Mercosul que formalizará a o ingresso da Venezuela ao bloco regional, informaram nesta sexta-feira fontes oficiais.

Na cúpula do Mercosul, realizada em 29 de junho na cidade de Mendoza (Argentina), a presidente argentina, Cristina Kirchner, a brasileira, Dilma Rousseff e o líder uruguaio concordaram com a entrada da Venezuela no bloco, e programaram uma reunião no dia 31 de julho para ratificar a decisão.

Esse prazo foi fixado a pedido do Uruguai, que teve dúvidas para tomar a decisão, que foi votada após a suspensão temporária do Paraguai devido à destituição do então presidente Fernando Lugo pelo Senado paraguaio uma semana antes.

O tratado de criação do Mercosul assinala que o ingresso de um novo membro deve ser aprovado por consenso e a medida ratificada pelos parlamentos dos quatro países.

O apoio de Mujica, que votou pela entrada venezuelana sem a aprovação paraguaia, gerou duras críticas da oposição uruguaia e um enfrentamento público com vice-presidente Danilo Astori, que classificou a decisão como "a maior ferida institucional" na história do bloco regional.

Além disso, deixou em má situação o chanceler Luis Almagro, que antes da cúpula de Mendoza descartou qualquer possibilidade de ingresso da Venezuela enquanto o Paraguai estivesse suspenso.

À princípio a cúpula extraordinária seria realizada no Rio de Janeiro, mas o encontro foi transferido para Brasília.

EFE   
Compartilhar
Publicidade